Advertisement

ANAC e ALTA assinam protocolo de intenção de cooperação técnica

Como forma de impulsionar o setor de aviação no Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) assinou nesta quinta-feira (15), com a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta), um protocolo de intenção para promover o trabalho entre a Agência e a Associação que juntas irão traçar projetos com o objetivo de equalizar o ambiente regulatório da aviação civil e a indústria. A assinatura ocorreu durante a conferência Alta Aviation Law Americas, no Rio de Janeiro.

O protocolo visa a troca de experiências do órgão regulador com o setor, por meio de um programa de intercâmbio, promovendo a oportunidade de capacitação e atualização do corpo técnico da ANAC, a eficiência do ambiente regulatório e a manutenção dos padrões de segurança.

“O trabalho colaborativo entre regulador e indústria é o melhor caminho para o desenvolvimento de uma estrutura regulatória eficiente e que, ao mesmo tempo, garanta a segurança das operações. Esse arranjo é um avanço na estruturação desse trabalho colaborativo que foi tão importante na pandemia e que vai continuar sendo no crescimento da indústria. O protocolo marca o início da cooperação que pretendemos firmar com o setor. Tudo isso com muita transparência e o respaldo das duas instituições”, ressaltou o diretor-presidente da ANAC, Juliano Noman.

“Com a assinatura desse protocolo no ALTA Aviation Law Americas 2022, destacamos o papel da ALTA e dos seus membros para trabalhar regulamentações inteligentes que servem para impulsionar o desenvolvimento da indústria e gerar oportunidade para todo os países. A celebração desse acordo vai incorporar inovações neste ambiente de tanta tecnologia, trazer mais segurança jurídica nas operações de maneira rápida, eficiente e segura. Assim como estaremos abertos para as demandas do órgão regulador, queremos estimular nossos membros a buscarem a ALTA para trabalharmos de maneira conjunta com o corpo técnico da ANAC a fim de estruturar os próximos passos para indústria da aviação no Brasil”, destacou Ricardo Botelho, CEO e diretor-executivo da ALTA.

O projeto se iniciará com um piloto de intercâmbio entre o corpo técnico da ANAC e a indústria para regulamentar a autorização de procedimentos de decolagem com o teto reduzido (Required Navigation Performance Authorization Required departure – RNP AR DP).

Com essa troca de experiências, a indústria irá auxiliar a Agência a estabelecer requisitos, considerando a complexidade do procedimento. Não há ainda definição clara de requisitos em outras autoridades de aviação civil.

Os procedimentos RNP AR fornecem diversas vantagens operacionais e de segurança quando comparado a outros procedimentos RNAV. Esses benefícios incluem a incorporação de precisão adicional de navegação, de integridade e de capacidades funcionais para operações com tolerâncias reduzidas de obstáculos, permitindo procedimentos de aproximação e decolagem em circunstâncias em que outros tipos de abordagem e procedimentos de partida não são operacionalmente possíveis.

“A troca de conhecimento e o desenvolvimento colaborativo para o procedimento de autorização dessas operações permitirá que esses ganhos de eficiência operacional se deem de forma eficiente, garantindo que os níveis de segurança sejam mantidos”, destaca Noman.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.