Antonov An-124 Guarulhos

Um Antonov An-124, que realizava nesta madrugada mais um voo cargueiro para o Aeroporto de Guarulhos (SP), teve problemas enquanto pousava no local. O avião estava desta vez cumprindo o voo ADB-3829, de Zandery (Suriname) para São Paulo.

A aeronave se aproximou para pouso em Guarulhos perto das 04h45, com a torre autorizando o pouso que foi realizado às 04h49, com condições de baixa visibilidade já previamente informadas.

Pouco depois do pouso, os tripulantes do An-124 solicitaram ajuda devido a um problema: O avião extrapolou um pouco os limites de pista, como podemos ver na foto acima, e ficou preso na grama úmida do local. Um trabalho que durou exatamente duas horas então foi iniciado para remover o gigante cargueiro do local.

Durante o procedimento a pista 09L-27R do aeroporto foi fechada para pousos e decolagens. Pela baixa movimentação do período da madrugada, o tráfego não foi afetado e nenhum voo atrasou.

O Antonov An-124 já foi retirado do local, e sua carga está sendo descarregada em solo. A pista 09L-27R já foi liberada para pousos e decolagens.

A pista onde o pouso foi realizado tem 3700 metros de comprimento, e atende perfeitamente esse tipo de operação e até mesmo de aeronaves maiores, como o Airbus A380 e o Antonov An-225, irmão do An-124.

Anteriormente a aeronave da Antonov Airlines operou em Washington e Dallas, nos Estados Unidos, com a mesma numeração de voo, e fez uma escala em San Juan (Porto Rico), antes de pousar no Suriname.

Veja mais no vídeo abaixo, incluindo o áudio das conversas com a torre de controle e a aeronave: