Advertisement

Aos 22 anos, nova Miss America é aviadora militar

Aos 22 anos, Madison Marsh se tornou Miss America e se encaminha para pilotar o caça F-16 na Força Aérea dos EUA. Foto: USAF/Divulgação.

Com apenas 22 anos, a estadunidense Madison Marsh se tornou a mais nova Miss America no último domingo (14). Além de vencer um dos mais disputados concursos de beleza do país, Marsh também tem outra carreira: piloto militar.

Representando o estado do Colorado, Marsh superou outras 49 participantes. Em paralelo à carreira nas passarelas, a jovem também é 2º Tenente da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), o que a torna a primeira militar da ativa a vencer a disputa. Recém formada pela na Academia da Força Aérea dos EUA, Marsh conquistou uma vaga para se tornar aviadora e está se encaminhado para pilotar caças F-16 Fighting Falcon.

“Quando visto meu uniforme, sirvo e represento nosso país. Quando coloco a coroa e a faixa, estou servindo, representando minha comunidade”, diz a jovem miss e aviadora, que pilota aviões desde os 16 anos. Faixa preta de Taekwondo, Marsh está concluindo a graduação em políticas públicas na Harvard Kennedy School, por meio do Programa de Instituição Civil do Instituto de Tecnologia da Força Aérea.

“Acho que nunca teria entrado em Harvard se não tivesse ido para a Academia da Força Aérea. Acho que nunca teria me tornado Miss Colorado sem a Academia da Força Aérea, porque eles me treinaram e aprimoraram minha liderança”, disse Marsh ao The Harvard Crimson. Em maio de 2023 ela venceu o Miss Colorado, garantindo a vaga para o concurso de beleza mais importante e antigo do país, o Miss America, realizado desde 1920.  

A militar começou a participar dos concursos no primeiro ano dos quatros da Academia da Força Aérea e logo reconheceu sua ênfase no serviço comunitário e na liderança. Marsh também coordena a Fundação Whitney Marsh, uma organização sem fins lucrativos em homenagem a sua mãe, que morreu de câncer de pâncreas quando ela tinha 17 anos. A organização arrecada fundos para tratamento, defesa e pesquisa de pacientes com câncer de pâncreas.

No início do mês, Marsh fez seu primeiro voo a bordo de um F-16 do 422º Esquadrão de Testes e Avaliações. No voo de familiarização, a miss aviadora voou com outra mulher militar. 

Ao vencer o Miss America, Marsh ainda ganhou uma bolsa de estudos de US$ 60.000 e uma oportunidade de viajar pelos EUA como embaixadora Miss América. “O céu não é o limite”, disse ela. “Não é o limite para mim, porque eu piloto aviões lá em cima, as pessoas vão para o espaço lá em cima, as mulheres vão lá em cima, e assim as mulheres podem fazer tudo.”

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: aviadora, F-16, miss, mulher, Piloto, usaexport