Advertisement

Após acidente, militares dos EUA voltam a voar o V-22 Osprey

CMV-22B Osprey da Marinha dos Estados Unidos pousando no porta-aviões nuclear USS Carl Vinson. Foto: Aaron T. Smith/US Navy.

Após três meses de suspensão por conta de um acidente, os V-22 Osprey da Força Aérea, Marinha e Fuzileiros Navais dos Estados Unidos podem voltar aos voos. Gerentes de projeto aprovaram nesta sexta-feira (08) o retorno das operações com a aeronave de rotor basculante (tiltrotor), mas com restrições. 

Os MV-22, CV-22 e CMV-22B dos militares norte-americanos estavam groundeados desde 06 de dezembro por ordem do Comando de Sistemas Aeronavais (NAVAIR) após um acidente fatal na costa do Japão. As aeronaves foram aterradas depois que investigações preliminares apontaram falha de material em um dos componentes como uma das possíveis causas do sinistro que matou oito militares. 

Em nota, o Comando diz que a carta branca para o retorno às atividades com o V-22 “segue uma abordagem meticulosa e baseada em dados, priorizando a segurança de nossas tripulações.” O NAVAIR está implementando mudanças em procedimentos de manutenção e controle para mitigar novas ocorrências, permitindo um retorno seguro ao voo. Marinha, Fuzileiros e Força Aérea executarão os planos de retorno ao voo de acordo com suas diretrizes específicas. 

Bell-Boeing CV-22 Osprey da Força Aérea dos Estados Unidos.
Bell-Boeing CV-22 Osprey da Força Aérea dos Estados Unidos.

“O V-22 desempenha um papel fundamental no apoio à defesa da nossa nação e o retorno destes recursos vitais ao voo é fundamental para apoiar os interesses da nossa nação. O NAVAIR monitora continuamente os dados e tendências de todas as plataformas de aeronaves, para que os membros do serviço recebam as aeronaves mais seguras e confiáveis ​​possíveis.”

Mesmo assim, os dois últimos acidentes fatais com o Osprey ainda estão sob investigação, ou seja, ainda restam dúvidas quanto às causas da queda das aeronaves. Os resultados obtidos na apuração da última ocorrência foram compartilhados pela Força Aérea com as demais forças e o escritório que gerência o projeto V-22.

Falando à imprensa, líderes das três forças armadas disseram que não encontraram ligações entre as ocorrências. Os militares também não revelaram qual componente falhou. 

MV-22 Osprey USMC
Foto: Boeing/USMC/Reprodução

O Coronel Brian Taylor dos Fuzileiros Navais diz que o escritório e as forças armadas “têm grande confiança de que entendem qual componente falhou e como falhou”, embora ainda não esteja claro porquê a peça em questão não funcionou conforme o esperado. Outro fator complicador é que o CV-22 que caiu no Japão em 2023 passou cerca de um mês no fundo do Oceano Pacífico até ser resgatado. A corrosão nos destroços da aeronave tem dificultado o trabalho dos investigadores, afirmou o oficial. 

Fabricado pela Bell-Boeing, mais de 400 V-22 foram entregues aos Fuzileiros, Marinha e Força Aérea dos EUA, bem como às Forças de Autodefesa do Japão (JSDF), único operador fora dos EUA. O Osprey é um convertiplano. Seus rotores basculantes permitem que pouse e decole como um helicóptero, e voe com a mesma velocidade de um avião. 

Ao mesmo tempo em que é destaque pela sua versatilidade, o Osprey também é reconhecido pela alta quantidade de acidentes e manutenção problemática. Esta é a terceira vez que os EUA paralisam os voos do Osprey como medida de segurança. A última vez foi em 2022 após uma falha no sistema de transmissões, que levou ao pouso forçado de um CV-22 em uma ilha na Noruega.

Com informações de Defense News, NAVAIR

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Estados Unidos, V-22 Osprey