Advertisement

Após acidente na sexta-feira (18), pilotos da LATAM foram presos em Lima

Acidente Airbus A320neo LATAM Lima Pilotos

Após o chocante acidente envolvendo um Airbus A320neo da LATAM na sexta-feira (18), os pilotos da aeronave foram presos em Lima. A prisão dos pilotos causaram preocupação na Associação de Pilotos de Linha Aérea da Federação Internacional (IFALPA).

A prisão dos pilotos foi quase que imediatamente após o acidente no Aeroporto Internacional de Lima Jorge Chávez. A associação de pilotos se pronunciou após o ocorrido, reforçando que os tripulantes deveriam receber atendimento médico e suporte e avalição antes de qualquer ação criminal.

“Em nenhuma circunstância é apropriado questionar a tripulação do LATAM 2213 imediatamente após qualquer acidente ou incidente até que eles tenham sido avaliados profissionalmente por pessoal médico qualificado. A avaliação é para ajudar a determinar sua aptidão mental e física para fornecer informações precisas aos investigadores”.

A IFALPA também disse que manter os pilotos sob custódia, após um acidente era uma forma de desrespeito aos princípios de Cultura de Segurança com base no anexo 13 sobre acidentes aeronáuticos além do anexo 19 sobre Gestão de Segurança da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO).

A repercussão sobre a prisão dos pilotos da LATAM em Lima também preocupou a associação que teme que todos possam interpretar que os pilotos com base em fatores humanos possa ter contribuído para o acidente além de outros fatores contribuintes como falha mecânica.

Os pilotos foram liberados na noite de sábado (19), mas ainda não há detalhes sobre o que motivou a prisão dos tripulantes.

O acidente com o Airbus A320neo

Na tarde da última sexta-feira (18) um Airbus A320neo da LATAM Airlines, se chocou contra um caminhão dos bombeiros de aeródromo durante a sua corrida para decolagem no Aeroporto Internacional de Lima no Peru.

O vídeo mostra, o Airbus A320neo de matrícula CC-BHB estava em sua corrida para decolagem em Lima (LIM) operando o voo LA2213 com destino ao Aeroporto de Juliaca (JUL) também no Peru, até que se chocou contra o caminhão dos bombeiros de aeródromo que invadiu a pista.

A aeronave teve danos em seu trem de pouso principal e se arrastou na pista causando fogo intenso. Assim que o Airbus da LATAM parou na pista, o corpo de bombeiros foi imediatamente ao local para conter as chamas que se alastraram por boa parte da fuselagem.

A colisão causou a morte de dois bombeiros que estavam no caminhão, e outros dois ficaram feridos e encaminhados ao hospital. A aeronave já foi retirada da pista do Aeroporto de Lima.

https://www.facebook.com/Aeroflap/videos/488314109942476/

https://www.facebook.com/Aeroflap/videos/536902557925876/

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.