Advertisement

Airbus A330 MRTT da RAF é o primeiro avião militar a voar com combustível de aviação sustentável

RAF é a primeira força aérea no mundo a voar uma aeronave militar 100% abastecida com combustível de aviação sustentável (SAF).

Pela primeira vez na história um avião militar fez um voo usando apenas combustível de aviação sustentável (SAF). O marco foi alcançado pela Força Aérea Real (RAF), ao lado da Airbus e Rolls Royce, com um A330 MRTT Voyager. 

A operação inédita foi realizada no dia 16/11 e envolveu um Voyager da RAF, que fez um voo de 90 minutos a partir da base de Brize Norton, abastecido somente com o biocombustível aeronáutico. 

O voo do A330 MRTT com SAF demonstra o potencial da força aérea para sua futura capacidade operacional, garantindo a capacidade de contribuir para a defesa do Reino Unido onde e quando necessário. O evento também marca o primeiro voo 100% SAF de um jato wide body, abrindo caminho para uma série de possibilidades para o futuro de aeronaves militares e civis.

O biocombustível é feito de matérias-primas sustentáveis ​​à base de resíduos, nesse caso o óleo de cozinha usado. O produto reduz em 80% as emissões de carbono do ciclo de vida em comparação com o combustível convencional, o que diminui a dependência da RAF nas cadeias de suprimentos globais, e melhora a resiliência operacional.

Engenheiros da Airbus atuaram ao lado RAF, Rolls Royce (fabricante dos motores Trent do A330) e Airtanker, testando o desempenho e manuseio da aeronave no solo e no ar antes do voo.

Engenheiros da Airbus atuaram ao lado RAF, Rolls Royce (fabricante dos motores Trent do A330) e Airtanker, testando o desempenho e manuseio do A330 MRTT com SAF.
Foto: RAF.

“A Royal Air Force realizou o primeiro voo de transporte aéreo militar do Reino Unido usando combustível de aviação 100% sustentável em uma de suas aeronaves Voyager operacionais. Eles deveriam estar orgulhosos dessa conquista; é um momento decisivo para a RAF e um desenvolvimento empolgante para o Ministério da Defesa”, disse a Baronesa Goldie, Ministra da Defesa. 

“Por meio do espírito pioneiro, experiência e parceria da RAF com a indústria do Reino Unido, a ciência e a engenharia britânicas estão liderando o caminho para melhorar a resiliência operacional e desenvolver a capacidade operacional futura em um mundo com mudanças climáticas.”

Conforme observa o Aerotime, a Luftwaffe (Força Aérea Alemã) também segue os passos da RAF para operar com o biocombustível. A Airbus está trabalhando para fornecer uma permissão técnica para início dos testes de voo do cargueiro A400M com até 50% de combustível de aviação sustentável (SAF). Os planos incluíam a realização de um teste de voo de um motor com a SAF e mais um teste de quatro motores em 2023.

O SAF é produzido a partir do óleo de cozinha usado e demais resíduos. Similar ao combustível aeronáutico comum, este biocombustível reduz em 80% a emissão de carbono. Foto: RAF.

Com informações de Aerotime, Royal Air Force

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: A330 MRTT, RAF, SAF, Sustentabilidade, usaexport