• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Avaliação de passageiros do aeroporto de Congonhas melhora nos primeiros meses de gestão da Aena

Aena Brasil Aeroporto de Congonhas passageiros relatório
Foto: Aena Brasil

A avaliação dos passageiros do aeroporto de Congonhas sobre a qualidade dos serviços prestados apresentou melhora nos primeiros meses sob a nova gestão da Aena. A concessionária assumiu a administração do terminal da capital paulista em 17 de outubro de 2023. Já nos primeiros dias, foi realizada uma primeira pesquisa para monitorar a percepção dos passageiros. Na ocasião, a nota média ficou em 7,80. Na segunda pesquisa, realizada no mês de dezembro e após dois meses sob gestão da Aena, a nota média subiu para 7,98.

A concessionária realiza mensalmente pesquisas sobre Indicadores de Qualidade de Serviço. Além de ser uma obrigação regulatória, o levantamento também ajuda a identificar pontos de melhoria para oferecer uma experiência cada vez melhor aos passageiros.

Nesse período, as principais evoluções ocorreram na disponibilidade de banheiros (de 3,91 para 4,03 – em uma escala de 0 a 5), limpeza geral do aeroporto (de 4,11 para 4,18), limpeza dos banheiros (3,75 para 3,79), indicação de caminhos (4,16 para 4,19) e informações de voos (4,10 para 4,13).

Apesar das melhorias nesses indicadores durante os primeiros meses de gestão, alguns ainda estão aquém da meta estabelecida pela ANAC e dos padrões da própria concessionária. A Aena entende que ainda há muitos desafios a serem superados e já tem planos de adequação para atingir todas as metas exigidas. Esses padrões, que não eram medidos anteriormente, foram estabelecidos com a concessão do aeroporto justamente para avaliar as melhorias implementadas e a solução dos problemas do passado.

 Alguns pontos avaliados nas pesquisas de percepção de clientes precisam da construção do novo terminal de passageiros. É o caso, por exemplo, do embarque por meio de fingers. Hoje, Congonhas conta com apenas 12 dessas pontes de embarque, mas elas serão ampliadas para 19 após os investimentos da Aena. A empresa conta com um projeto grandioso de diversas melhorias de curto, médio e longo prazo.

Entre as melhorias imediatas, a Aena conta com um projeto de ampliação da atual sala de embarque remota, aquisição de novos ônibus para o transporte de passageiros, ampliação da oferta comercial com abertura de novas Salas VIPs, novos restaurantes e ampliação e modernização dos banheiros. As obras estão em processo de licitação para execução em 2024.

Uma outra preocupação da concessionária está relacionada ao conforto térmico dos passageiros. A Aena irá implementar, ainda no primeiro semestre de 2024, um projeto de adequação do sistema de condicionamento, exaustão e renovação de ar do atual terminal, a fim de melhorar o conforto dos passageiros. Com essa finalidade, foi contratada uma empresa para elaboração do projeto de engenharia para o retrofit e adequação do sistema de refrigeração. A previsão é que as obras – que incluem fabricação, entrega e montagem dos equipamentos – ocorram entre março e junho deste ano.

 

Leia também: 

 

 

Via: Aena Brasil

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Redator

Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação.


Contato: [email protected]