• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Festa de aniversário de 50 anos do F-16 vai reunir versões especiais do caça

F-16XL vai ser exposto em festa de aniversário de 50 anos do primeiro voo do F-16. Foto: NASA.
F-16XL vai ser exposto em festa de aniversário de 50 anos do primeiro voo do F-16. Foto: NASA.

No último sábado (20) o primeiro voo (acidental) do F-16 Fighting Falcon completou 50 anos. Desde então, o jato se consolidou como uma das principais aeronaves de combate no mundo, sendo hoje o principal avião de caça em uso no planeta. Nesta quinta-feira (25), a Base Aérea de Edwards vai realizar uma festa de aniversário para o F-16 e o público poderá ver de perto versões especiais do jato. 

O evento, que ocorre apenas para pessoal da base e convidados especiais, ainda vai reunir cerca de 40 caças F-16 de várias bases dos Estados Unidos, com previsão de uma apresentação dos Thunderbirds e de Equipe de Demonstração do F-16 e demais atividades aéreas envolvendo o jato. 

Também como parte das comemorações do Jubileu de Ouro do Viper, como o jato é chamado, a base de Edwards apresentou na segunda-feira (22) dois F-16 que receberam pinturas comemorativas nas suas caudas. As pinturasrepresentam o legado de 50 anos do F-16 e da 416ª equipe FLTS, que garantem que ela continue sendo uma presença dominante nas próximas décadas.”

A Base de Edwards também vai expor pelo menos duas versões especiais do F-16, incluindo o F-16XL com asas em delta e o X-62 VISTA usado para testes, ensaios e experimentos em voo. Jatos aggressor – que simulam inimigos em treinamentos – da Marinha dos EUA também devem participar do evento. A festa também terá convidados especiais, como o general aposentado Gary “Nordo” North, primeiro piloto dos EUA a abater outra aeronave usando o F-16, bem como outros veteranos.

O Viper atinge os 50 anos ainda em produção: a Lockheed Martin, que produz a aeronave desenvolvida pela General Dynamics, tem mais de 130 aeronaves na sua carteira de pedidos. Desde seu primeiro voo, o F-16 evoluiu de um caça leve para operações diurnas para uma plataforma verdadeiramente multifunção, recebendo uma série de atualizações.

Em sua versão mais moderna, o F-16V Block 70, o caça recebeu instrumentos e equipamentos do mesmo nível visto em caças stealth como o F-35 e F-22. Com mais de 4000 unidades produzidas, é um produto de sucesso e o caça mais popular em uso no mundo.

Via Alert 5

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.