Advertisement

Avião de inteligência russo é interceptado por caças da Luftwaffe

Caças Eurofighter da Lutwaffe interceptaram Il-20 da Rússia sobre o Mar Báltico. Imagem: Divulgação.

Um par de aviões de caça de Eurofighter Typhoon da Luftwaffe (Força Aérea da Alemanha) interceptaram uma aeronave de inteligência das Forças Aeroespaciais da Rússia no último domingo (06). O Ilyushin Il-20 russo foi acompanhado pelos jatos alemães enquanto sobrevoava o Mar Báltico. 

Pelo X (antigo Twitter), a Força Aérea Alemã relatou a interceptação, informando que os caças Eurofighter decolaram da base aérea de Lielvarde, na Estônia, para acompanhar a aeronave russa, que voava com transponder desligado. Conforme observado nas divulgações da OTAN, o tráfego sem plano de voo e com o transponder inoperante é uma prática comum de aeronaves militares russas na região, arriscando a segurança do tráfego aéreo civil. 

O Il-20 é uma aeronave de vigilância baseada no turboélice de passageiros Il-18. Chamado de Coot-A pela OTAN, o avião possui radares e sensores especializados para missões de inteligência eletrônica e de sinais. Trata-se de um modelo antigo, em atividade com a Rússia desde a década de 1960. 

Há cerca de um mês, caças Mirage 2000-5 franceses interceptaram um Il-20 também sobre o Mar Báltico. A OTAN mantém uma missão permanente de policiamento do espaço aéreo daquela região há 20 anos, desde que Letônia, Estônia e Lituânia aderiram à aliança militar. Dentro do escopo do Policiamento Aéreo do Báltico (BAP), os países aliados revezam destacamentos com quatro a seis aviões de caça em bases aéreas na região, ocasionando em diversas interceptações de aviões militares da Rússia, desde modelos de inteligência até caças e bombardeiros. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias