Azul
Foto - Azul/Divulgação

Exatamente no dia 27 de março de 2020 a Azul recebeu o aval para operar o maior hangar de manutenção da América Latina, que agora está completando um ano. A estrutura instalada no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, é capaz de receber até 8 aviões da família A320neo simultaneamente.

Além disso, o novo hangar da Azul reforçou ainda mais a manutenção das suas aeronaves, bem como agilizou modificações importantes para a frota, a inclusão do Wi-Fi nos aviões está entre as mudanças relevantes.

A cada semana pelo menos um avião da Azul vai para o hangar receber as antenas via satélite do sistema de Wi-Fi, possibilitando o acesso a internet durante os voos. Ao mesmo tempo, os A320neo recebem a famosa máscara, que já equipa alguns aviões novos de fábrica.

A área de manutenção tem um amplo vão livre com 170 metros de comprimento por 90 de largura. Além disso, há diversas oficinas dentro do hangar, para dar assistência aos motores, rodas, freios, pneus, pintura de pequenas partes e reparos estruturais.

Dentro do hangar a Azul pode dividir quatro posições para manutenção pesada e quatro para linha, oferecendo a infraestrutura necessária para instalações de qualquer tipo de manutenção ou tecnologia.

Atualmente a Azul aloca duas posições para realizar os chamados Checks-C, os mais pesados, com duração variável entre 10 a 30 dias. Outras duas posições são alocadas para a instalação de wi-fi ou atualização das aeronaves, e outras quatro posições ficam a cargo da manutenção de linha, não programada.

As posições são versáteis, permitindo acomodar mais aviões para manutenções mais leves, de menor duração. O prédio de 35 mil m² está localizado em uma área de 100 mil m², no futuro o local também terá um hangar adjacente, para a pintura de aeronaves.

Cerca de 250 pessoas trabalham no hangar, que tem vários turnos ao longo do dia para garantir que sempre terá assistência para os aviões da frota no maior hub da Azul.

 

Confira no vídeo abaixo uma explicação completíssima sobre como a Azul realiza a manutenção das suas aeronaves: