Advertisement

Biometria facial será implementada pelos aeroportos de Lisboa e do Porto

Aeroporto de Lisboa TAP

Denominado “Biometric Experience by VINCI Airports” o projeto é apoiado pela União Europeia através do programa NextGenerationEU, apostando na aplicação da tecnologia para melhorar a qualidade do serviço nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Madeira e Ponta Delgada.

A inovação faz parte de um grande investimento da VINCI Airports, tendo em vista que o projeto já está em curso desde 2022 no aeroporto de Lyon, na França.

A biometria será implementada pelos aeroportos de Lisboa e do Porto e, no segundo semestre de 2024, estará disponível em Faro, Madeira e Ponta Delgada. Os primeiros testes serão realizados com passageiros da TAP Air Portugal, em voos previamente selecionados pela companhia, dentro do Espaço Schengen.

Principais vantagens:

– Os passageiros poderão utilizar dados biométricos faciais nas partidas;   
– Quando já registrados, os passageiros não precisam utilizar cartões de embarque ou documentos de identificação;   
– Viagem mais fácil e simples pelo aeroporto, sem paragens, sem filas ou papéis;   
– Tecnologia, segurança e conforto na experiência aeroportuária;    
– Garantia de confidencialidade, uma vez que os dados serão apagados após a partida do voo. 

Quem pode participar?

Os passageiros incluídos nos voos de teste e que são elegíveis (somente passageiros com idade legal podem usar dados biométricos). Para participar é necessário registrar-se com antecedência em seu dispositivo móvel usando o aplicativo “Biometric Experience by VINCI Airports”, disponível no IOS e Android.  De modo alternativo, é possível se cadastrar no aeroporto, em um dispositivo destinado para isto, localizado e disponível no check-in, na área pública para partidas em Lisboa e Porto.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.