Advertisement

Boeing 757 tem problemas hidráulicos e aterrissa sem nenhum trem de pouso baixado

Boeing 757 FedEx Aeronave trem de pouso

Na noite da última quarta-feira (04), um Boeing 757 cargueiro operado pela companhia aérea FedEx teve problemas hidráulicos e precisou realizar o pouso em emergência e sem o trem de pouso. A aeronave passou dos limites de pista mas sem maiores intercorrências graves.

A aeronave, um Boeing 757 cargueiro de matrícula N977FD operando o voo FX 1376 da FedEx de Chattanooga (CHA) para Memphis (MEM) com três ocupantes a bordo, todos pilotos. A aeronave havia decolado por volta das 22h23 (horário local), nos primeiros momentos do voo, a tripulação recebeu alerta de problemas no avião e logo em seguida consultaram as listas de verificação.

Após 15 minutos da decolagem, a tripulação da FedEx solicitou a torre de controle para retornar para Chattanooga porém que precisaria de algum tempo para trabalhar nos procedimentos apontados na lista de verificação. Durante este tempo, os pilotos do Boeing 757 se prepararam para o pouso mas até então sem declarar emergência.

Alguns minutos depois os controladores foram informados que estariam com problemas nos controles de voo mas que não seria necessário suporte após o pouso. Durante a aproximação para pouso em Chattanooga, a tripulação recebeu um novo aviso, desta vez com problemas em relação ao trem de pouso que indicava que poderia não ter sido baixado corretamente.

A tripulação da FedEx então pediu para cancelar a aproximação e depois realizar uma passagem baixa para verificação visual do trem de pouso após trabalharem nas listas de verificação. O Boeing 757 então fez uma nova passagem e as equipes de solo constataram que o trem de pouso não estava baixado e informou aos pilotos que logo em seguida declararam emergência.

Após algumas voltas, o Boeing 757 estava mais leve em relação ao peso do combustível e as equipes de emergência de prontidão para o ‘pouso sem o trem de pouso’. 

A aeronave alinhou com a pista 20 de Chattanooga (CHA) e realizou a aterrissagem cerca de 1 hora e 25 minutos após decolar. Sem seu equipamento de pouso, o Boeing 757 varou a pista em alguns metros e parou sem causar ferimentos nos seus três ocupantes.

A FAA e a companhia aérea irão investigar as possíveis causas da falha no Boeing 757.

 

Leia também:

 

 

Com informações do Aviation Herald

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.