A Boeing apresentou nesta semana a nova tecnologia de janelas que vai incorporar no 777X, que já está na montagem final em Everett.

Um dos detalhes que chamou a atenção é o tamanho da nova janela, agora maior do que as existentes nos atuais 777 Classic e 29% maior do que as janelas do Airbus A350, o principal concorrente do 777X.

Além disso as novas janelas vão ter a tecnologia de escurecimento através de um botão, presente também no Boeing 787. Essa tecnologia é conhecida como eletrocrômico, e de acordo com a Boeing, reduz o peso geral do avião ao retirar componentes comuns em uma janela, como a persiana.

A Boeing também aproveitou para revelar outros detalhes do interior do 777X, como os enormes compartimentos para as malas de mão dos passageiros, localizados acima dos assentos, e também o pequeno aumento na largura, através de um re-projeto dos painéis internos que permitiram cerca de 20 centímetros a mais de espaço.

Com quase 6 metros de largura internamente, o novo 777X será capaz de receber uma configuração com até 11 assentos por fileira na Classe Econômica, geralmente na distribuição 3-5-3.

Vale destacar também a iluminação em led, que se adapta em intensidade e cores de acordo com o período do dia, o que permite uma melhor experiência de voo e conforto a bordo da aeronave.

No vídeo acima também podemos perceber que o interior pode ser personalizado pela companhia aérea, com opções do “bin” central, cores e assentos, além das clássicas divisórias entre classes.

 

Boeing 777X

O Boeing 777X conta com duas opções de aeronaves, a 777-8X é capaz de receber 350 assentos em configuração padrão de duas classes, seu alcance é de até 15000km. Já o 777-9X, a maior variante da família T7 até hoje, será capaz de receber 450 passageiros em uma configuração de duas classes, com autonomia para 13200km de voo.

O novo avião inclui a combinação de “muitas heranças do 777 e do 787”, disse Beezhold. “Fizemos a fuselagem mais larga do que a do -300ER, para assentos mais confortáveis e fileiras com até 10 assentos.”

O novo 777X exigirá menos impulso do que o -300ER porque terá uma asa mais eficiente. E essa asa é bastante longa – a envergadura do 777X chegará a 235 ‘5 “(71,8 metros). Por ser mais amplo do que os gates padrões dos aeroporto, o avião terá uma asa dobrável para reduzir a extensão para 212,7” (67,7 metros) quando em solo.

Beezhold explicou que a Boeing desenvolveu uma asa dobrável para o 777 original, mas provou ser um design excessivamente complicado, pois a parte dobrável incluía um aileron, sendo então arquivado em favor de uma asa tradicional.

O 777X tem uma “asa dobrável muito simples – o acionador da estrutura está totalmente dentro da asa”, disse Beezhold, acrescentando que as companhias aéreas queriam um projeto que exigisse pouca ou nenhuma manutenção especializada.

O 777-8X concorre diretamente com o Airbus A350-1000, enquanto o 777-9X está sozinho em sua classe de aeronave, e irá atingir uma necessidade por maior economia mas sem perder a capacidade de transporte. Até a data, o 777X acumulou 320 pedidos fixos e compromissos de seis clientes no mundo inteiro. A primeira entrega está programada para 2020.

 

Como a asa dobrável do Boeing 777X vai se comportar em um aeroporto