Advertisement

Boeing decide adiar certificação do 777X, e prioriza a linha 737 MAX 10

A Boeing está precisando tomar uma complicada decisão nos últimos dias. A fabricante está decidindo priorizar a certificação do 737 MAX 10 e o retorno das entregas do 787, e para concentrar equipes nesses programas deve adiar a certificação do 777X.

Esta decisão está relacionada a um projeto de lei que reduz a influência da Boeing e de outras fabricantes de aeronaves no processo de certificação, possibilitando a FAA realizar trabalhos sem ‘pressão’.

Além disso, um outro procedimento interno da FAA determina um novo padrão de alertas aos tripulantes em caso de falha ou mal funcionamento nos sistemas do avião, e o último ano para certificar aviões com o sistema antigo é este.

bOEING 737 MAX 10

Com os novos esforços, a Boeing deve conseguir certificar o 737 MAX 10 ainda em 2022, e retomar as entregas do 787 no segundo semestre, como divulgamos anteriormente. O movimento garante que a Boeing consiga entregar todos os produtos já produzidos há alguns anos pela empresa.

Já a certificação do Boeing 777X precisará contar com um novo Sistema de Indicação de Motores e Alerta de Tripulação (EICAS), e está prevista agora para ter um atraso de 9 a 12 meses, por este foco nos produtos que já estão sendo produzidos.

Boeing 787
Foto: Boeing

Cogita-se que, com a certificação do 737 MAX 10, o aumento da produção de aviões da família 737 MAX e a retomada das entregas do 787, a Boeing consiga retomar aos lucros.

Atualmente o Boeing 777X, terá entregas a partir de 2025, tem cerca de 330 encomendas firmes, e tenta ganhar espaço no mercado do Airbus A350, que lidera. Já o 737 MAX 10 é um dos maiores sucessos dessa família de aeronaves, com mais de 450 encomendas firmes.

O 787, que ainda precisa cobrir seus custos de projeto, tem 406 encomendas firmes atualmente. Mas a Boeing aposta em mais pedidos, com a retomada rápida das entregas após problemas de produção.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: 737 MAX 10, 777X, Boeing, certificação, FAA