Advertisement

Caça F-5 da Turquia cai após sofrer bird strike

Equipe de demonstração aérea Turkish Stars, da Turquia, usa caças F-5 Freedom Fighter.

A Força Aérea Turca perdeu um de seus caças F-5 Freedom Fighter na terça-feira (06) depois que a aeronave sofreu um bird strike (colisão com pássaro). O jato pertencia à equipe de demonstração aérea Turkish Stars. 

O jato NF-5A Freedom Fighter – versão canadense do F-5A norte-americano, vendida para a Holanda – sofreu uma ingestão de pássaro, que segundo as autoridades locais, desligou os dois motores General Electric J85. A aeronave caiu em uma área descampada perto da Cadeia Central de Karatay, na província de Konya. 

O piloto, único tripulante, ejetou e passa bem. Como de costume, a Martin-Baker, fabricante do assento T16J do NF-5, celebrou a ejeção bem-sucedida do aviador turco. O Ministério da Defesa Turco não informou se o jato participava de uma demonstração ou estava em um voo de treinamento. 

Formado em novembro de 1992, o Turkish Stars é o esquadrão de demonstração oficial da Turquia. As apresentações são realizadas com oito caças NF-5A/B, que originalmente pertenciam à Holanda, o que torna o time turco um dos poucos que usam caças supersônicos. A equipe acrobática ainda conta com cargueiros C-160 Transall, C-130 Hercules e CN-235 para prestar apoio logístico, transportando pessoal e materiais. 

Sediados na base aérea de Konya, os Turkish Stars já perderam três de seus 12 F-5. Dois dos acidentes, um em 2012 e outro em abril de 2021, foram fatais. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: bird strike, F-5, Turquia, usaexport