SAAB Gripen E- Foto: SAAB

O Gripen E da SAAB está fora da competição do novo vetor de defesa aérea da Suíça, que quer já algum tempo aposentar os obsoletos caças F/ A-18 Hornet e F-5 E / F Tiger, que compõe atualmente a frota de linha defesa do país.

A alegação é porque o país precisa de um vetor de pronta entrega, o que de fato não é o caso dos Gripens E, que estão em fase de teste.

Gripen 39-7

Com a saída do Gripen E, a competição se mantém com os seguintes caças e fabricantes:

Airbus Defense: Eurofighter Typhoon;

Boeing: F/A-18 Super Hornet;

Lockheed Martin: F-35A;

Dassault: Rafale;

Segue abaixo a declaração da SAAB:

A agência suíça de defesa, armasuisse, recomendou formalmente à Saab que não participasse do Gripen E nos próximos testes de voo na Suíça. O motivo é que os testes de voo foram projetados para avaliar apenas as aeronaves que estão operacionalmente prontas em 2019. Os testes de vôo fazem parte do processo de avaliação de caças que prevê entregas de aeronaves em 2025. O Gripen E entrará em serviço operacional antes da Suíça agendar entregas e atenderá a todas as suas capacidades definidas. No entanto, o plano de desenvolvimento do Gripen E não corresponde ao plano suíço de realizar testes de voo com aeronaves que estão operacionalmente prontas em 2019. Portanto, a Saab decidiu não participar dos testes de voo suíços em Payerne de 24 a 28 de junho. 

O Gripen E está atualmente sendo desenvolvido, testado e produzido para a Suécia e o Brasil. É a aeronave de combate mais moderna e tecnologicamente avançada em desenvolvimento. O programa está sendo executado em uma velocidade rápida e bem-sucedida, com as entregas dos clientes começando no final deste ano.

Após um convite da armasuisse, a Saab apresentou uma proposta para o Gripen E em 25 de janeiro de 2019. Desde a apresentação da proposta em janeiro, as expectativas das armas sobre os testes de vôo evoluíram para esperar a participação de aeronaves operacionalmente prontas. Como o Gripen E ainda está em operação, a Saab apresentou soluções para realizar os testes de voo suíços em 2019. Uma oferta para complementar o teste Gripen E com uma aeronave operacional Gripen C para os testes de voo em junho de 2019 não foi aceita pela armasuisse . Os concorrentes demonstraram capacidades em plataformas existentes, que são diferentes das versões oferecidas para entrega.

JAS39 Gripen/ Foto: SAAB Twiter

Em todo o programa Gripen E, a Saab comunicou publicamente o status do desenvolvimento do Gripen E, já que os principais marcos do programa já foram aprovados. Pode-se supor que as armasuisse tinham o conhecimento relevante quando convidaram a Saab a participar do processo de licitação em 2018, tanto do programa de desenvolvimento do Gripen E quanto das condições sob as quais o Gripen E seria capaz de competir.

Acreditamos que o Gripen E é a melhor escolha para a Suíça e a oferta, apresentada em janeiro de 2019, ainda está de pé. A Saab está comprometida em entregar pelo menos 40 caças Gripen E a tempo, atendendo aos requisitos e dentro do orçamento planejado, incluindo um conceito abrangente de suporte com contribuição local, garantindo os custos operacionais mais acessíveis e o mais alto nível de autonomia.

A Suíça tem a necessidade de substituir sua frota de caça de aeronaves F / A-18 Hornet e F-5 E / F Tiger. Em janeiro de 2019, a Saab ofereceu uma proposta que consistia em opções de 30 e 40 novos aviões de caça Gripen E para a Suíça. A proposta do Gripen E satisfaz todas as capacidades necessárias para a Suíça e é baseada na configuração da Força Aérea Sueca, conforme solicitado.

Caças F-18 Hornet da Força Aérea Suíça: Foto: Autor Desconhecido

No processo anterior de aquisição de aeronaves de caça suíças, a Saab ofereceu à Suíça o Gripen E em uma aquisição conjunta com a Suécia. Na época, o plano de tempo do Gripen E estava alinhado para atender ao requisito suíço para o COI em 2021. Quando a Suíça decidiu parar a aquisição de novos caças em 2014, o plano de tempo foi alterado e adaptado de acordo com as exigências suecas e brasileiras.

No momento da entrega, o Gripen E fornecerá à Força Aérea Suíça a mais recente tecnologia disponível e integrada em uma plataforma madura e robusta que atende a todas as necessidades da Suíça. O Gripen E se destaca entre os concorrentes na aquisição de caças suíços como o mais novo sistema de aeronaves.

O programa Gripen E está progredindo conforme o planejado, com a produção em andamento e as entregas dos clientes a partir deste ano. As mais recentes tecnologias estão sendo incorporadas para fornecer às forças aéreas capacidades operacionais projetadas para derrotar as ameaças de hoje, mas também do futuro. Os principais marcos alcançados durante os últimos seis meses incluem voos com IRIS-T e Meteor, bem como o terceiro voo da aeronave Gripen E.

Avanço nos testes do Gripen E:

SAAB Gripen E- Foto: SAAB

O Gripen E, como já dito está em avançados teste, tanto que o terceiro caça fez seu primeiro voo está semana. Além disso ainda acontecerá na Suécia o primeiro voo do Gripen E da FAB, o voo deverá acontecer em agosto desde ano e o caça deverá ser entregue a FAB em 2021 e a parte dos caças Gripens que serão feitos pela Embraer em Gavião Peixoto-SP, deverão ser entregue aos caçadores da FAB em 2024. A FAB terá 36 unidades do caça de 4.5 geração, sendo 28 monoposto E e oito biposto.

Gripen NG (Mock up) .Os primeiros caças chegarão ao Brasil em 2021- Foto: FAB

Os nossos Gripens recebrão o nome de F-39 e terão tecnologia brasileira embarcada, é o caso das telas WAD que equiparam os novos caças da FAB, a tela é de fabricação da empresa brasileira AEL Sistemas.

Tela WAD de produção nacional que será instalada nos Gripens do Brasil- Foto: AEL Sistemas, Gilmar Gomes