Advertisement

Caça stealth KAAN da Turquia voa pela primeira vez

Novo caça stealth da Turquia, TAI KAAN decola pela primeira vez. Foto via TAI.

Quase um ano após seus primeiros testes em solo, o caça de 5ª geração da Turquia, o KAAN, fez seu primeiro voo na manhã desta quarta-feira (21). A aeronave stealth (‘invisível’ aos radares’) fez um curto de voo, de apenas 13 minutos, acompanhado por um caça F-16D Fighting Falcon que atuou como avião-paquera. Também chamado de Aeronave de Combate Nacional (MMU), o KAAN é projetado para substituir o F-16 a partir da próxima década. 

Antigamente chamado de TF-X, o projeto do caça stealth foi lançado pela Turquia em 2010 e foi amplamente acelerado em 2019, depois que o país foi excluído do programa do F-35 norte-americano por conta de aproximações com a Rússia. A aeronave fez seu roll-out em março de 2023 e seu primeiro voo estava previsto para dezembro do mesmo ano, mas acabou sendo adiado. 

“Com o KAAN, nosso país não terá apenas um caça a jato de quinta geração, mas também tecnologias que poucos países no mundo possuem”, disse Haluk Gorgun, chefe da Diretoria das Indústrias de Defesa (SSB) da Turquia, em uma postagem na plataforma de mídia social X. 
 

O primeiro voo do KAAN também foi celebrado pelo presidente turco Recep Tayyip Erdogan, que disse que o país “deixou para trás outra fase muito crítica no caminho para a produção do seu próprio avião de guerra de 5ª geração.”
 
“Apesar dos pobres de autoconfiança que disseram “não conseguem”, dos indigestos que disseram “a peça parece um radiador”, e dos colaboradores que tentaram sabotar o projeto Kaan desde o primeiro momento, o nosso avião de combate nacional conheceu os céus hoje, graças a Deus”, comemorou Erdogan pelo X. 
 
Fabricado pela Turkish Aerospace Industries (TAI), o KAAN usa um par de motores F110-GE-129 da General Electric dos Estados Unidos, o mesmo usado pelo F-16. Os F110, no entanto, só serão usados nos protótipos ou modelos de produção inicial, já que a Turquia está desenvolvendo um motor mais potente e avançado para o caça. 
 
TAI TF-X KAAN (MMU) é o primeiro caça projetado na Turquia. Aeronave stealth de 5ª geração deve voar ainda em 2023. Foto via @AceJaceu
TAI KAAN (MMU) é o primeiro caça projetado na Turquia. Aeronave stealth de 5ª geração deve voar ainda em 2023. Foto via @AceJaceu.
 
O MMU tem cerca de 21 metros de comprimento, 14m de envergadura e 6m de altura, com capacidade para atingir os 2400 km/h (Mach 2.2) em grande altitude. A aeronave também terá supercruise, ou seja, poderá alcançar velocidades supersônicas mais baixas sem o uso de pós-combustão, aumentando sua autonomia.  Seu programa é considerado como o mais ambicioso dentre os projetos de defesa da Turquia, que tem buscado maior independência neste setor.
 
O país tem investido no desenvolvimento local de armamentos, aviões, helicópteros e principalmente os drones, tendo apresentado dois importantes modelos nos últimos anos. No final do ano passado o ANKA 3 cumpriu seu primeiro voo e em 2022 o Bayraktar Kızılelma conquistou os céus. Embora sejam desenvolvidos por empresas diferentes, os dois modelos são drones de combate que deverão voar ao lado do KAAN como aeronaves colaborativas. 
 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: kaan, stealth, Turquia