A USAF irá participar de um grande exercício militar aeronáutico na Ucrânia, a partir de meados de Outubro, caças McDonnell Douglas F-15 Eagles estarão pousando na Ucrânia para participarem do treino aéreo militar.

O exercício que terá a primeira edição este ano tem o nome de Clear Sky e acontecerá nas principais bases da Ucrânia, porém como a maioria dos exercícios militares existe uma base central/principal que no caso da Clear Sky, será a Base Aérea de Starokostiantyniv, localizada na cidade que leva o mesmo nome, localizada na região oeste do país.

Caças F-15 serão a espinha dorsal dos EUA no exercício Clear Sky. Foto – Divulgação-/US Airforce

Aproximadamente 950 militares estarão envolvidos no exercício e nove nações participarão do mesmo, incluindo a Bélgica, Dinamarca, Estônia, Holanda, Polônia, Romênia, Reino Unido, os já citado EUA e a anfitriã, Ucrânia.

Os F-15 que participarão do exercício serão os da Guarda Aérea Nacional (AGN), baseados no estado da Califórnia, além dos F-15C Eagle e F-15 D, os C-130J Super Hércules também farão parte grande demanda norte-americana.

Além destes caças F-15D da 48º Ala de caças, reabastecedores KC-135 também estarão somando essa demanda da USAF. Tanto os F15D quanto os reabastecedores KC135 partirão da base de Illinois, estado situado no Centro-Oeste dos EUA.