F-35 modificado com o paraquedas de arrasto- Foto: Lockheed Martin

A Real Força Aérea da Noruega tem algo único em seus caças F-35, são os paraquedas de arrasto, usados para retardar o pouso do caça em condições de gelo, o que em certas épocas do ano é muito intenso no nórdico país europeu.

Os F-35 noruegueses são os únicos do mundo a terem este sistema especial, mas que infelizmente estão apresentando problemas, causando preocupações nos militares.

A preocupação é justamente com a aproximação do tempo de inverno, e para isso tanto os militares noruegueses quanto o Pentágono nos EUA, estão buscando formas de resolver este problema.

“Não está funcionando como esperávamos, e eles estão trabalhando na reconfiguração dessa capacidade“, disse o chefe aéreo da Noruega, Brig. O general Tonje Skinnarland disse em uma entrevista exclusiva ao Defense News na última quinta-feira.

Essa calha de arrasto, que na verdade é um paraquedas, é instalado em um compartimento removível entre os estabilizadores verticais da aeronave, de acordo com a fabricante da aeronave, Lockheed Martin.

Mas as autoridades norueguesas estão otimistas para que esse problema seja sanado o mais rápido possível, até mesmo porque os F-35 já representam um grande valor estratégico de defesa para o país.

Mesmo com esse problema, a Noruega segue substituindo seus F-16 pelo F-35, e já instalou uma unidade de emergência e alerta rápido, na Estação Aérea de Evenes, no norte da Noruega, que irá ser um ponto de QRA (reação rápida de alerta), que por um longo tempo estava com essa finalidade desativada.


 

Fonte de apoio: Defense News/ Adaptação: Aeroflap