F-35
Caças F-35B norte-americano e do Reino Unido sobre o convés de voo do HMS Queen Elizabeth- Foto: RAF

Dois caças F-35B Lightning II iniciaram os testes e ensaios a bordo do porta-aviões da Marinha Italiana ITS Cavour na última segunda-feira (01).

As aeronaves pertencem ao esquadrão de testes e avaliações VX-23 Salty Dogs, da Marinha dos Estados Unidos, e estão equipadas com instrumentação especializada para a realização dos ensaios. 

Os testes estão sendo conduzidos a partir da Base Aeronaval de Patuxent River (Maryland) e visam realizar a integração e verificar a compatibilidade dos caças stealth com a embarcação italiana, explica o The Aviationist.

“Nossa equipe treinou extensivamente para se preparar para este dia, e tive a honra de pousar um dos dois primeiros jatos a bordo do Cavour” disse o Major da Marinha dos EUA, Brad Leeman, piloto de testes do F-35B da Força de Teste Integrado do F-35 (ITF). 

Os testes também representam um passo importante para declarar a Capacidade de Operação Inicial (IOC) do F-35B na Marinha Italiana, prevista para 2024.

O Cavour, nau-capitânia da Itália, chegou na Base Naval de Norfolk no dia 13 de fevereiro. 

“É uma conquista notável para todos nós, hoje, ver a aeronave de caça de quinta geração em nossa cabine de comando”, disse o oficial comandante do ITS Cavour, capitão da Marinha italiana, Giancarlo Ciappina, em um comunicado do Departamento de Defesa dos EUA.

Caças F-35A e F-35B italianos em Beast Mode. Foto: Força Aérea Italiana.

“Isso representa, de fato, um grande sucesso, mas, ao mesmo tempo, um novo desafio para o futuro da aviação naval italiana.” completa o militar. 

Nas próximas semanas, os pilotos e a equipe de teste coletarão dados que levarão à obtenção do status “Pronto para Operações”, que certificam a capacidade do navio e de sua tripulação de conduzir operações de porta-aviões com segurança com os próprios F-35B da Itália.

Os testes no mar serão realizados em uma área não especificada do Oceano Atlântico Ocidental e contará com a participação de outros ativos da Marinha dos EUA. 

O F-35B é a variante de pouso e decolagem vertical do caça de quinta geração F-35 Lightning II. O F-35B está em serviço nos Estados Unidos, Reino Unido e Itália, sendo que nesse último o modelo será operado tanto pela Marinha quanto pela Força Aérea. 

Em 2018, o primeiro F-35B para a Marinha Italiana, fabricado na própria Itália, foi entregue à instituição.