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Caças Gripen voltam a voar na África do Sul após ficarem mais de um ano parados

Saab JAS-39D Gripen da Força Aérea da África do Sul. Foto: Saab.

A frota de caças Saab JAS-39 Gripen da Força Aérea Sul-Africana (SAAF) está, aos poucos, voltando aos céus. Os caças de origem sueca ficaram pouco mais de um ano parados por falta de manutenção. 

Na segunda-feira (05), o JAS-39C de matrícula 3918 se tornou o primeiro Gripen sul-africano a voar em pouco mais de 12 meses. A aeronave decolou da Base Aérea de Makhado, marcando o fim de um ano de incertezas sobre o estado da frota.

Gripen África do Sul Manutenção
JAS-39C Gripen da Força Aérea Sul-Africana. Jatos ficaram mais de um ano parados por falta de manutenção. Foto via Saab.

As aeronaves estavam paradas desde meados de agosto do ano passado por estarem sem a devida manutenção. Os contratos entre a África do Sul, a companhia britânica GKN e a fabricante SAAB expiraram em 2021. Por causa de cortes no orçamento, a organização militar não tinha dinheiro para assinar um novo acordo, fazendo com que os caças não tivessem as certificações necessárias para um voo seguro.

O problema foi revelado apenas em dezembro mas agora foi resolvido, ainda que parcialmente. Darren Olivier, do portal sul-africano African Defence Review, disse que a SAAF e a Armscor –  agência de compras militares do país – finalmente assinaram um contrato de três anos cobrindo 13 dos 26 aviões (17 Gripen C e nove Gripen D biplaces). 

JAS-39D Gripen África do Sul
Caças JAS-39D Gripen da Força Aérea Sul-Africana (SAAF).
Darren afirma que este é um passo inicial e ainda vai demorar até que os Gripens da África do Sul voltem ao status operacional básico. “Levarão meses até que a prontidão de combate seja restaurada e, mesmo assim, não será aos níveis anteriores sem um aumento no financiamento. Há ainda um longo caminho a percorrer”, diz o jornalista em um Tweet. 

Um site não oficial da Força Aérea celebrou o retorno das atividades dos Gripen. No entanto, a publicação aponta que apesar da SAAF ter um total de 26 aviões, 12 serão serão desativados para permanecer abaixo do teto orçamentário e um “foi danificado além do reparo econômico”.
 
O site não diz como a aeronave foi danificada, mas pode se referir a um acidente de abril de 2021 durante um teste de motor.
 
 

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: África do Sul, Gripen, manutenção, usaexport