Advertisement

Caças Su-30 de Belarus foram modificados para carregar armas nucleares

Su-30SM Belarus Rússia

Em tom ameaçador, o Presidente de Belarus Alexander Lukashenko disse nesta sexta-feira (25) que os caças Sukhoi Su-30SM de seu país agora podem carregar armas nucleares. Lukashenko ainda ameaçou a Ucrânia e reforçou sua parceria com a Rússia. 

Falando à agência estatal BelTA, Lukashenko criticou a transferência de armas dos EUA e parceiros da OTAN para a Ucrânia, logo em seguida revelando as modificações nos caças. 

“Eles [EUA] precisam entender que nenhum helicóptero ou aeronave os salvará [Ucrânia] se decidirem agravar a situação. Putin e eu dissemos uma vez em São Petersburgo que reequiparemos aeronaves Sukhoi bielorrussas, entre outras coisas, para que possam transportar armas nucleares. Você acha que falamos bobagem? Tudo está pronto!”

Su-30SM de Belarus. Foto: Belta

Conforme a estatal russa TASS, Lukashenko falou com Putin em junho sobre uma proposta para tomar contramedidas proporcionais contra as ações ocidentais, reconfigurando os aviões belarussos para permitir o transporte de ogivas nucleares.

O Presidente não revelou quais armas nucleares os Su-30 estariam aptos para empregar com as modificações, nem se Belarus realmente adquiriu esse tipo de armamento. 
Belarus e Rússia são grandes parceiros e estreitaram suas relações com a recente crise na Europa, especialmente após a invasão da Ucrânia, que completou seis meses na quarta-feira (24). Tropas e aeronaves russas foram desdobradas no país nos dias que antecederam o início dos combates. 
 
Lukashenko Belarus
Foto: Al Jazeera.
Também em junho, Lukashenko criticou as ações da OTAN em resposta ao conflito. Na época, ele disse que estava preocupado com os voos de aeronaves dos EUA e da aliança, que estariam treinando para carregar armas nucleares. “É muito estressante para nós. É por isso que peço que considere uma resposta direta a essas coisas. Sem exagerar.”
 
Belarus é um dos 14 países que operam o Su-30SM, que evoluiu a partir do Su-30MKI indiano. Minsk e Moscou assinaram em 2016 um acordo para a venda dos jatos, que foi posteriormente finalizada em 2017, com a aquisição de 12 aeronaves.
 
A Força Aérea de Belarus já recebeu quatro dos avançados caças de 4.5 Geração. As aeronaves tem como sede a Base Aérea de Baranovichi, onde operam ao lado dos veteranos MiG-29 Fulcrum
 
Com informações de BelTA e TASS

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Armas Nucleares, Belarus, SU-30SM, Ucrânia, usaexport