Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

ANAC/Divulgação.

Desde sexta-feira (17), pilotos, mecânicos, comissários e despachantes de voo vão contar com mais uma versão do Certificado de Habilitação Técnica (CHT) Digital. Com o objetivo de oferecer serviços e concentrar e facilitar a apresentação de documentos digitais, o aplicativo do gov.br, disponível em nova versão de forma gratuita nas lojas App Store e Google Play, fornece acesso a mais de 3,3 mil serviços já digitalizados pelo governo brasileiro.

A ANAC destaca que o CHT Digital já está disponível para acesso na nova versão do aplicativo gov.br, mas o uso do documento para acesso às áreas restritas de segurança e/ou áreas controladas nos aeroportos só será liberado a partir do dia 29/09. Baixe o aplicativo, insira seu CHT e confira as novidades. Acesse em clicando aqui.

A iniciativa, que faz parte do programa Voo Simples, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), disponibilizará no aplicativo gov.br o CHT, que conta com outros documentos oficiais como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Além disso, o CHT, no aplicativo, ficará disponível com a foto do profissional para identificação na hora da apresentação, após realização de procedimento de avaliação biométrica (facial), que atesta os requisitos de segurança do aplicativo e do setor aéreo.

Em entrevista ao Portal Aeroflap, Juliano Noman, diretor-presidente da ANAC, falou conosco sobre o programa Voo Simples, e outros assuntos. Confira. 

A utilização do CHT Digital, por meio do aplicativo gov.br, libera o profissional da necessidade de apresentação de um documento oficial com foto para exercício da profissão e para a entrada em áreas restritas dos aeroportos – que ainda deve ser feita mediante apresentação adicional do crachá da empresa ou comprovante que justifique a entrada para serviço.

O CHT digital só estará disponível no app gov.br para os profissionais que já tenham cadastro biométrico no Tribunal Superior Eleitoral – TSE ou CNH com QR Code. Essa exigência garante a validação biométrica da foto do profissional antes de disponibilizar o seu CHT Digital no aplicativo.

A utilização do CHT Digital via aplicativo gov.br é mais uma opção para apresentação do CHT por parte dos profissionais, mantendo-se, também, a opção do CHT Digital pela plataforma da ANAC ou impresso.  

Para saber mais sobre as funcionalidades do aplicativo gov.br, como cadastrar sua conta e inserir documentos, acesse: http://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/_perguntasdafaq/criacaocontapelogovbrmobile.html

DEIXE UMA RESPOSTA