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Cinco aeronaves que a China copiou de outros países

Helicóptero S-70 Black Hawk (acima) dos Estados Unidos serviu de base para o Z-20 da China.

A China possui hoje a terceira maior frota de aeronaves militares do mundo: com mais de 3300 aviões e helicópteros, o país fica atrás da Rússia (4255 aeronaves) e Estados Unidos (mais de 13200 aeronaves). A grande maioria das aeronaves são fabricadas localmente, no entanto, uma boa parcela são “cópias” de modelos de outros países. 

Através da reprodução autorizada (ou não) de aeronaves estrangeiras, a China tem conseguido desenvolver sua indústria aeronáutica e hoje já produz seus próprios motores, aviônicos e consegue fazer a integração de sistemas embarcados. Mesmo assim, algumas das aeronaves mais modernas de Pequim tem suas origens em outras nações.

Como já dizia um velho conhecido do brasileiro, nada se cria, tudo se copia. Vamos conhecer alguns aviões helicópteros que a China produziu com “inspiração” em outros modelos, com exceção das aeronaves produzidas sob licença de seus fabricantes, como o Shenyang J-11, baseado no Sukhoi Su-27 russo.

Harbin Z-20 x Sikorsky S-70/UH-60 Black Hawk 

Em 1984, numa época em que Washington e Pequim eram mais próximos, o Exército de Libertação Popular (PLA) da China adquiriu um lote de 24 helicópteros Sikorsky S-70 Black Hawk (uma versão civil do UH-60) para usar em regiões de montanha. 

Satisfeita com o modelo norte-americano, a China ainda tentou comprar mais unidades do Black Hawk, mas as negociações caíram com os embargos impostos por Estados Unidos e Europa após o Massacre na Praça da Paz Celestial em 1989. 

Helicóptero Harbin Z-20 da China, considerado em geral uma cópia do UH-60 Black Hawk dos EUA. Foto: YSYYRPSsjs via @RupprechtDeino
Helicóptero Harbin Z-20 da China, considerado em geral uma cópia do UH-60 Black Hawk dos EUA. Foto: YSYYRPSsjs via @RupprechtDeino

Assim, os chineses usaram engenharia reversa e desenvolveram seu próprio Black Hawk. O projeto resultou no helicóptero Harbin Z-20, que voou pela primeira vez em 2013. A aeronave é operada pelo PLA, Força Aérea (PLAAF) e Polícia Nacional, enquanto a Marinha (PLAN) tem testado uma versão naval, similar ao SH-60 Seahawk. 

Comparado ao modelo original, o Black Hawk chinês possui rotor com cinco pás ao invés de quatro, fuselagem remodelada e cabine maior.

Shenyang J-15 Flying Shark x Sukhoi Su-33

No final da década de 1990 a China adquiriu da Ucrânia o porta-aviões Varyag, que pertencia à finada União Soviética. Comprado por uma empresa de Macau para ser usado como atração turística, o navio acabou parando na PLAN que o transformou no Liaoning, o primeiro porta-aviões da China. 

Ao mesmo tempo, o país tentou usar a parceria com a Rússia para comprar unidades do Sukhoi Su-33 Flanker-D, versão naval do caça pesado Su-27, sem sucesso. Em meados dos anos 2000, Pequim voltou a recorrer à Ucrânia e supostamente adquiriu um dos protótipos do Su-33 (chamado de T-10K) que ficou no país após a dissolução da URSS.

Usado nos porta-aviões da China, Shenyang J-15 Feisha é baseado no Su-33 russo.
Usado nos porta-aviões da China, Shenyang J-15 Feisha é baseado no Su-33 russo. Foto via PLA Navy.

A partir desta aeronave, os chineses desenvolveram o J-15 Fēishā (Tubarão Voador), que por fora é igual ao jato russo mas incorpora uma série de componentes chineses, desde motores a aviônicos e armamentos. Cerca de 60 J-15 foram produzidos para a Aviação da PLAN, que emprega o jato a partir de seus porta-aviões, o Liaoning e o Shandong.

Changhe Z-11 x Eurocopter A350 

Desenvolvido na França na década de 1970 pela Aérospatiale (hoje Airbus Helicopters), o AS350 Esquilo se tornou um dos helicópteros mais populares do mundo, usado em uma série de atividades civis, militares e de segurança pública. A China já tinha uma parceria com a França e produziu sob licença os helicópteros Super Frelon e Dauphin, mas não obteve a licença para o Écureuil. 

Changhe Z-11WA foi baseado no AS350/H125 Esquilo. Foto via Watow
Changhe Z-11WA foi baseado no AS350/H125 Esquilo. Foto via Watow

Segundo o Vertipedia, o Chinese Helicopter Research & Development Institute começou a desenvolver o Z-11 em 1989 com base em helicópteros AS350 comprados nos Estados Unidos, lá chamados de A Star. Hoje o modelo é produzido pela Changhe Aircraft Industries Corporation (CAIC), empresa que também fabricou o Z-8 (versão chinesa do Aérospatiale  Super Frelon).

Assim como sua versão original, o Z-11 é usado numa variedade de serviços e ainda possui versões armadas para uso militar. 

Xi’an KJ-600 x Grumman E-2 Hawkeye 

Um dos últimos Ctrl + C Ctrl + V da China envolve, novamente, o desenvolvimento de sua aviação embarcada. Lançado em junho de 2022, o mais novo porta-aviões da China, o CV-18 Fujian é o primeiro da PLAN a ser equipado com catapultas para o lançamento de aeronaves. 

E uma das aeronaves que serão usadas a bordo do novo navio será o Xi’an KJ-600, um avião-radar que fornecerá alerta antecipado e controle para a ‘base aérea flutuante’. O KJ-600 voou pela primeira vez em 2020 e está sendo testado desde então. 

Novo avião-radar da China, Xi'an KJ-600 é cópia do E-2 Hawkeye norte-americano. Via @NavalJournal
Novo avião-radar da China, Xi’an KJ-600 (cima) é cópia do E-2 Hawkeye norte-americano. Via @NavalJournal

O modelo, no entanto,é muito semelhante ao Grumman E-2 Hawkeye, que desempenha exatamente a mesma função nos porta-aviões dos EUA e França; o Hawkeye também é usado pelo Japão, México, Egito e Taiwan. 

Assim como vários outros projetos de defesa da China, pouco se sabe sobre o KJ-600 além de sua missão e o design bastante inspirado no E-2 dos Estados Unidos. Especialistas acreditam que a China está trabalhando com dois protótipos do novo avião-radar naval, que são vistos e registrados esporadicamente. 

CASC FH-97 x MQ-28 Ghost Bat e XQ-58 

Além da aviação ‘tradicional’, a China tem investido forte no desenvolvimento de aviões não-tripulados para sua força aérea, e a tradição não seria quebrada neste setor, que também possui exemplos inspirados em modelos de outros fabricantes. 

Em 2021, durante o China Airshow, em Zhuhai, a China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC) apresentou um drone designado FH-97 que era praticamente igual a um drone dos Estados Unidos, o Kratos XQ-58A. 

Drone chinês FH-97A (acima) e o Boeing MQ-28 Ghost Bat (abaixo), com o qual guarda semelhanças suficientes para ser chamado de cópia.
Drone chinês FH-97A (acima), identificado como cópia do Boeing MQ-28 Ghost Bat (abaixo). Imagens: via @jesusfroman; Boeing Australia.

No ano seguinte, a CASC apresentou outra aeronave com o mesmo nome mas com um design completamente diferente. Desta vez, o jato não-tripulado teve seu desenho baseado no MQ-28 Ghost Bat da Boeing Australia. 

Em ambos os casos, as cópias são de drones de combate desenvolvidos como Loyal Wingman (Alas Leais em tradução livre). Esses aviões não tripulados são projetados para atuar em parceria com caças tripulados, voando como se fossem verdadeiros alas.

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: China, Cópia, Força Aérea