Advertisement

Colômbia confirma que vai comprar novos aviões de caça

Colômbia FAC IAI Kfir caças

O presidente Gustavo Petro confirmou que a Força Aérea da Colômbia (FAC) terá novos aviões de caça. Ele fez declarações no último sábado (17) durante uma cerimônia de promoção de oficiais generais. O país busca um substituto para seus jatos IAI Kfir há pelo menos 10 anos. 

Atualmente a FAC possui cerca de 19 caças Kfir, uma versão israelense do Dassault Mirage V de terceira geração. Os jatos foram recentemente modernizados, mas as células já estão no fim de sua vida útil. Dessa forma, a FAC vem tentando adquirir aviões novos, mas acaba esbarrando em restrições orçamentárias. 

Com as mais recentes declarações de Petro, o sonho da FAC parece estar cada vez mais perto de se tornar realidade. Ao ser questionado sobre a compra dos aviões, Petro foi enfático ao dizer que os Kfir serão aposentados e que novos caças serão adquiridos. Ele ainda brincou, dizendo que “as esposas dos pilotos vão me agradecer muito, porque, na verdade, é um perigo voar naqueles aparelhos”. 

Kfir colombia
Kfir colombiano armado com mísseis I-Derby ER e Python V. Foto: Cees-Jan van der Ende

Petro, do partido de esquerda Colômbia Humana, tem se aproximado mais dos militares. Em outubro ele voou a bordo de um Kfir, o que segundo o portal Defensa, gerou um interesse no presidente sobre o assunto da substituição dos aviões. 

“Tomamos algumas decisões administrativas para que esses instrumentos de segurança nacional cheguem aqui nos próximos anos”, enfatizou. Ele ainda afirmou que a compra dos novos caças será um investimento bilionário, de nível estratégico, mas garantiu que não afetará as contas públicas. 

Estudos da FAC sugeriram uma ampla modernização dos Kfir, ao contrário de uma compra direta de um novo avião. Os jatos então receberam integração com armamentos novos, como bombas SPICE, mísseis PYTHON V e I-DERBY ER, revisão nos motores Pratt & Whitney J79 e sistemas de contramedidas eletrônicas.

Gripen FAB Força Aérea Brasileira SAAB
Saab Gripen está entre os concorrentes. Foto: Sargento Bianca Viol – Força Aérea Brasileira

Um dos principais aspectos da modernização, concluída em 2017, é o novo radar: os Kfir colombianos receberam o ELTA EL/M-2052, de varredura eletrônica ativa (AESA), tornando- os nos primeiros aviões de caça da América do Sul a serem equipados com esse tipo de sensor, seguidos pelos F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira. 

Agora, a FAC tem três concorrentes principais:

  • Lockheed Martin F-16V Viper Block 70
  • Eurofighter Typhoon
  • Saab JAS-39E Gripen

Gripen e F-16 são vistos como os dois favoritos, enquanto o Dassault Rafale também poderá se tornar um concorrente em potencial. O ministro da Defesa Iván Velásquez confirmou que a Saab ofereceu o jato de 4.5 geração. Por outro lado afirmou: “Não houve nenhuma conversa com o governo dos Estados Unidos, é uma decisão exclusiva do governo colombiano. O que o presidente Petro propôs é conseguir os melhores benefícios para o país. Se isso se consolidar, será feita a compra mais lucrativa para a Colômbia”, disse o ministro.

Com informações de Bluradio, Defensa.com

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Colômbia, Kfir, usaexport