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Com mais de 700 aeronaves entregues, Airbus anuncia balanço financeiro de 2023

Annual Press Conference 2024. Divulgação: Airbus

A Airbus divulgou os resultados financeiros consolidados de 2023 e forneceu orientações para 2024. Confira abaixo: 

  • 735 aeronaves comerciais entregues;
  • Receitas de € 65,4 bilhões; EBIT ajustado de € 5,8 bilhões;
  • EBIT (relatado) de € 4,6 bilhões; EPS (relatado) de € 4,80;
  • Fluxo de caixa livre antes de fusões e aquisições e financiamento de clientes de € 4,4 bilhões; caixa líquido de € 10,7 bilhões;
  • Meta de 2023 alcançada;
  • Propostas de dividendos: € 1,80 por ação e dividendo especial de € 1,00 por ação;
  • Orientação emitida para 2024.

“Em 2023, registramos uma forte entrada de pedidos em todos os nossos negócios e cumprimos nossos compromissos. Esta foi uma conquista significativa, dada a complexidade do ambiente operacional”, disse Guillaume Faury, CEO da Airbus. 

No ano passado a meta da empresa era

  • 720 entregas de aeronaves comerciais;
  • EBIT ajustado de 6,0 bilhões de euros;
  • Fluxo de caixa livre antes de fusões e aquisições e financiamento de clientes de 3,0 bilhões de euros.

Assim, os pedidos brutos de aeronaves comerciais totalizaram 2.319 (2022: 1.078 aeronaves) com pedidos líquidos de 2.094 aeronaves após cancelamentos (2022: 820 aeronaves). O atraso de pedidos totalizou 8.598 aeronaves comerciais no final de 2023. Já a Airbus Helicopters registrou 393 pedidos líquidos (2022: 362 unidades). Igualmente, a entrada de pedidos da Airbus Defence and Space aumentou 15% para € 15,7 bilhões (2022: € 13,7 bilhões). Ainda, os pedidos do quarto trimestre incluíram 16 aeronaves C295 para a Espanha.

A entrada de pedidos consolidados por valor aumentou para € 186,5 bilhões (2022: € 82,5 bilhões) com o order book consolidado avaliado em € 554 bilhões no final de 2023 (fim de ano 2022: € 449 bilhões). O aumento no valor da carteira consolidada reflete principalmente o book-to-bill de toda a empresa bem acima de 1, parcialmente compensado pelo enfraquecimento do dólar americano.

As receitas consolidadas aumentaram 11% ano a ano para € 65,4 bilhões (2022: € 58,8 bilhões). Dessa forma, um total de 735 aeronaves comerciais foram entregues (2022: 661 aeronaves), compreendendo:

  • 68 A220;
  • 571 da família A320;
  • 32 A330;
  • 64 A350.

As receitas geradas pelas atividades de aeronaves comerciais da Airbus aumentaram 15%, refletindo principalmente o maior número de entregas. As entregas da Airbus Helicopters foram estáveis em 346 unidades (2022: 344 unidades), com as receitas aumentando 4%, o que refletiu o desempenho geral em todos os programas e serviços. Já as receitas da Airbus Defence and Space aumentaram 2%, impulsionadas principalmente por Sistemas Aéreos Militares e Inteligência Conectada, compensadas por algumas estimativas atualizadas na conclusão de certos programas espaciais. Assim, um total de 8 aviões de transporte militar  (A400M) foram entregues (2022: 10 aeronaves).

EBIT

EBIT Consolidado Ajustado foi de € 5.838 milhões (2022: € 5.627 milhões) e o EBIT Ajustado relacionado às atividades de aeronaves comerciais da Airbus aumentou para € 4.818 milhões (2022: € 4.600 milhões).

O EBIT Ajustado da Airbus Helicopters aumentou para € 735 milhões (2022: € 639 milhões) e o EBIT Ajustado na Airbus Defence and Space diminuiu para € 229 milhões (2022: € 384 milhões).

A diminuição reflete cobranças de € 0,6 bilhão resultantes da atualização das estimativas na conclusão de certos programas espaciais, parcialmente mitigadas pelo desempenho do resto do negócio. Assim, o ano fiscal de 2022 incluiu alguns elementos não recorrentes, principalmente da perda de dois satélites Pleiades Neo.

O EBIT consolidado (relatado) totalizou € 4.603 milhões (2022: € 5.325 milhões), incluindo ajustes líquidos de € -1.235 milhões.

Esses ajustes compreendiam:

  • € -1.030 milhões relacionados à incompatibilidade de capital de giro em dólares e à reavaliação do balanço, dos quais € -224 milhões estavam no quarto trimestre. Isso reflete principalmente o impacto de fases decorrente da diferença entre a data da transação e a data de entrega;
  • € -89 milhões relacionados à transformação de aeroestruturas, dos quais € -32 milhões estavam no quarto trimestre;
  • € -41 milhões relacionados ao programa A400M, dos quais € -41 milhões estavam no quarto trimestre;
  • € -75 milhões de outros custos, incluindo conformidade, dos quais €-19 milhões estavam no quarto trimestre.

Resultados Airbus

Assim, o resultado financeiro foi de € 166 milhões (2022: € -250 milhões), sendo o lucro líquido consolidado de € 3.789 milhões (2022: € 4.247 milhões) com ganhos consolidados relatados por ação de € 4,80 (2022: € 5,40).

O exercício de 2022 incluiu impactos positivos não recorrentes de retirement obligations e tópicos relacionados com compliance, parcialmente compensados pelo impacto resultante das sanções internacionais contra a Rússia, enquanto no primeiro semestre de 2023 foram liberadas provisões no valor de 0,1 bilhão de euros provenientes de tópicos relacionados com compliance.

O aumento do A220 continua em direção a uma taxa de produção mensal de 14 aeronaves em 2026, com foco na maturidade industrial e no desempenho financeiro do programa. No programa da família A320, a produção está progredindo bem em direção à taxa anunciada anteriormente de 75 aeronaves por mês em 2026.

Ainda, em 2023 começou a construção da segunda capacidade de montagem final do A320 em Tianjin (China) e Mobile (EUA). Igualmente, a nova linha de montagem final da família A320 em Toulouse entregou sua primeira aeronave em dezembro. Além disso, o primeiro A321XLR entrou na linha de montagem final em dezembro (com a entrada em serviço para ocorrer no terceiro trimestre de 2024).

Em relação às aeronaves de fuselagem larga, a empresa segue em direção a uma taxa mensal de 4 aeronaves para o A330 em 2024 e de 10 para o A350 em 2026.

Em suma, o fluxo de caixa livre consolidado antes de fusões e aquisições e financiamento de clientes foi de € 4.386 milhões (2022: € 4.680 milhões), refletindo principalmente o nível de entregas de aeronaves comerciais, bem como o forte desempenho em todos os negócios.

O fluxo de caixa livre consolidado de € 3.885 milhões (2022: € 4.324 milhões) incluiu € -65 milhões para atividades de fusões e aquisições e € -436 milhões de financiamento do cliente, principalmente relacionado à execução planejada de certas obrigações contratuais.

A posição bruta de caixa ficou em € 25,3 bilhões no final de 2023 (final de ano de 2022: € 23,6 bilhões), com uma posição líquida de caixa consolidada de € 10,7 bilhões (final de ano de 2022: € 9,4 bilhões).

O Conselho de Administração proporá o pagamento de um dividendo de € 1,80 por ação em 2023 (mesmo valor de 2022) e um dividendo especial de € 1,00 por ação para a Assembleia Geral Anual de 2024, que acontecerá em 10 de abril de 2024. A data de pagamento proposta é 18 de abril de 2024.

Metas para o próximo ano

Como base para sua orientação de 2024, a empresa diz não assumir interrupções adicionais na economia mundial, no tráfego aéreo, na cadeia de suprimentos, nas operações internas da empresa e em sua capacidade de fornecer produtos e serviços. Nesse sentido, a orientação da empresa em 2024 é anterior à F&A (fusões e aquisições).

Assim, os objetivos para 2024 são:

  • Cerca de 800 entregas de aeronaves comerciais;
  • EBIT ajustado entre € 6,5 bilhões e € 7,0 bilhões;
  • Fluxo de caixa livre antes do financiamento do cliente de cerca de € 4,0 bilhões.

Fonte: Airbus.

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