A SAAB postou um vídeo em suas mídias sociais mostrando como foi o procedimento de retirada do primeiro Gripen F-39E brasileiro do navio cargueiro Elke (AG), que atracou no porto de Navegantes-SC, no domingo (20/9).

O caça já está no Aeroporto Ministro Victor Konder, na cidade de Navegantes-SC. O avião vai passar por alguns testes antes de realizar a primeira decolagem no Brasil, que tem como destino a unidade da Embraer em Gavião Peixoto-SP. A previsão é que o Gripen decole ainda nesta semana.

Em Gavião Peixoto, o Gripen E vai continuar os testes iniciados na Suécia, isso porque nesta cidade no interior paulista funciona um dos departamentos do Gripen no Brasil, que é coordenado pela SAAB e pela Embraer.

O segundo departamento é a Saab Aeronáutica Montagens (SAM), que funciona em São Bernado do Campo-SP. Nesta unidade são produzidas algumas partes do caça, como do cone de cauda, freios aerodinâmicos, caixão das asas e etc.

O caça será apresentado oficialmente, em Brasília-DF no dia 23 de Outubro, data comemorativa ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.

Créditos Shipspotting_itajai

O Brasil escolheu em 2013 o Gripen E/F como seu futuro vetor de defesa aérea. Ao todo serão 36 caças que começam a chegar no 2º semestre de 2021. Os F-39, sendo 28 do modelo monoposto E  e oito do modelo biposto F, ficarão sediados na ALA-2, em Anápolis-GO.

Dos 36 caças Gripen, 15 serão construídos no Brasil sob coordenação da Embraer e de demais empresas nacionais envolvidas com o Gripen.


Gripen pelas ruas de Navegantes:

O caça foi transportado na madrugada desta terça-feira (22/9) pelas ruas de Navegantes até o aeroporto da cidade. Durante todo o percurso a aeronave foi fortemente escoltada por militares da FAB.

  • Créditos: SAAB

 

Acesse nossa matérias especial sobre o Gripen F-39 para saber mais detalhes do caça:

 

 

Gripen F-39: A nova era da aviação de caça brasileira

 

DEIXE UMA RESPOSTA