Enquanto o avião de corredor único C919 amplia a sua participação doméstica pela China Eastern Airlines com 4 unidades do jato, a CAAC revelou recentemente os seus planos no mercado internacional.
Apesar do C919 operar somente na China, a Administração Civil da China (CAAC) está a frente para que o avião de corredor único rival da Boeing e Airbus possa obter a certificação dos reguladores europeus, abrindo a possibilidade de vendas para outros operadores fora da China.
Segundo informações do Portal Flight Global, a CAAC divulgou nas redes sociais o desejo para que o C919 possa ser cerificado na Europa, mas não deu detalhes, enfatizando o objetivo de “promover programas de aeronaves nacionais da China no exterior”.
O C919 recebeu grandes investimentos do governo Chinês, visando diminuir a dependência dos fabricantes internacionais. A Comac também conta com outro avião de corredor único: o ARJ21, avião voltado para rotas domésticas inspirado no MD-90 sob licença, avião que recebeu no final de 2020 uma versão dedicada para o transporte de cargas.
Até o momento, a Comac trabalha com a Tibet Airlines para o desenvolvimento de uma nova variante maior e capaz de voar em altas altitudes, bem como já exportou o C919 para a TransNusa, da Indonésia.
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Com informações: Flight Global
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