War Thunder jogos aviação
No War Thunder é possível jogar com aeronaves usadas pela Força Aérea Brasileira. Na imagem, caças F-5E e Mirage IIIE nas cores dos esquadrões Pampa e Jaguar da FAB.

Jogos de aviação estão cada vez mais acessíveis atualmente, sendo possível achar diversos títulos para múltiplas plataformas. Console, PC e mobile são as três principais, com várias opções de jogos tanto de aviação civil como de combate. 

Hoje, traremos cinco exemplos de jogos com o tema aviação para estas plataformas. Confira!

 

Microsoft Flight Simulator

O mais recente lançamento da icônica saga de jogos Flight Simulator (atire a primeira pedra quem nunca passou por baixo da Ponte Rio-Niterói no famoso FSX). Também é chamado de MSFS 2020 e foi recebido positivamente pelos amantes de aviação, principalmente pelos belos gráficos tendo inclusive recebido três prêmios diferentes.

O jogo traz dezenas de aeronaves de diversos tipos, como o Airbus A320, Cessna Grand Caravan e a querida Rainha dos Céus, o Boeing 747. Além disso, é possível baixar aeronaves gratuitamente ou adquirir através do marketplace do próprio jogo. 

Flight Simulator 2020 está disponível para computadores com sistema operacional Windows e Xbox Series X/S, contudo, não é gratuito: a versão básica pode ser adquirida por R$ 249,95 no site da Microsoft.

 

War Thunder

War Thunder é um jogo disponível gratuitamente para PC (Mac, Windows e Linux), Playstation 4 e 5, Xbox One e Series X. O jogo começou focado na aviação, com aeronaves militares do Período Entre Guerras, mas hoje já conta com caças supersônicos de 3ª geração, bem como uma série de navios e tanques e blindados de 10 países diferentes.

Com atualizações e promoções periódicas que sempre trazem um certo número de veículos de diferentes eras, War Thunder é um dos jogos mais populares dentre os que trabalham com o tema aviação. O novo patch, por exemplo, vai introduzir a nação de Israel, com seus clássicos Mirage III, Kfir e A-4. Até mesmo veículos argentinos já estão no game.

 

DCS – Digital Combat Simulator

Um jogo voltado para os apaixonados por aviação militar, DCS reúne uma série de aeronaves de caça e helicópteros com modelos desenvolvidos fidedignamente, além de uma grande gama de armamentos. Tudo isso é acompanhado por gráficos de encher os olhos! 

Apesar de já estar no mercado há alguns anos, DCS tem acompanhado a evolução do desenvolvimento dos jogos. não deixando nada a desejar. Mas vale ressaltar: é um jogo com um nível de simulação mais pesada e realista. O jogador deve, por exemplo, aprender a lidar com os vários sistemas de um avião de combate. 

É possível obter o jogo base (DCS World) gratuitamente, que traz as aeronaves TP-51 Mustang e Sukhoi Su-25 Frogfoot, junto do mapa Cáucaso.

DCS F/A-18 jogos
Cockpit do F/A-18C Hornet no DCS. Screenshot: Alexandre Romagnolo.

Contudo, se quiser ter a experiência com caças como o F-14 Tomcat, Su-27 Flanker, F-16 Fighting Falcon e outros, terá que desembolsar um valor “salgado”. O jogo funciona por módulos que não estão inclusos no jogo base, devendo ser adquiridos separadamente. Além disso, também se recomenda um joystick para jogar. 

 

Infinite Flight 

O primeiro desta lista voltado para plataformas mobile, Infinite Flight está disponível para tablets e smartphones Android e iOS. Com belos gráficos, o jogo traz uma experiência legal com uma grande diversidade de aeronaves de vários tipos, civis e militares, simulando na palma da mão alguns dos variados aspectos do voo. É possível acionar a aeronave e até mesmo realizar aproximações e pousos por instrumentos. 

No entanto, vale destacar que alguns recursos só são desbloqueados com a assinatura paga, incluindo o multiplayer, voo com meteorologia real e vários outros aeroportos e cenários. Contudo, é possível se divertir bastante com a versão gratuita!

 

Strike Fighters

Também voltado para as plataformas mobile, Strike Fighters está disponível gratuitamente tanto para Android quanto iOS. O jogo vem do Strike Fighters 2, outro título famoso dentre os games de aviação de combate para PC. 

Apesar de não ser tão bonito em termos de gráfico, é ótimo para passar o tempo e com jogabilidade simples e direta. O jogo traz por si só uma enorme quantidade de aviões de caça, ataque e bombardeio, de diversas variantes e diferentes eras. 

Também é possível adquirir aeronaves de países diferentes, além de outros recursos do jogo como edição de missões e armamento das aeronaves. Um dos pacotes de expansão traz, inclusive, aeronaves de caça e ataque da Força Aérea Brasileira como o F-5EM, AMX A-1M e F-39 Gripen

E aí estão cinco exemplos de jogos de aviação para você curtir e, quem sabe, até mesmo aprender um pouquinho mais sobre aeronaves. Logicamente existem outros títulos, como X-Plane, Il-2, a consagrada série Ace Combat e uma quantidade de outros jogos para as três plataformas principais. De qualquer maneira, fica a sugestão dos editores do Portal Aeroflap!

Não viu seu jogo favorito por aqui? Deixe sua sugestão aqui nos comentários! 

 

DEIXE UMA RESPOSTA