Advertisement

Coreia do Norte consegue recorde de distância com novo míssil lançado sobre o Japão

A Coreia do Norte realizou nesta segunda-feira (03) mais um teste com seu míssil balístico, e novamente sobrevoando o Japão. De acordo com dados preliminares do país vizinho, os norte-coreanos conseguiram um recorde de distância neste lançamento, atingindo 4500 km do ponto de lançamento, em um local perto de Pyongyang.

De acordo com as informações do Governo Japonês, o míssil atingiu uma altitude de 970 a 100 quilômetros em sua trajetória parabólica, caindo a 3200 quilômetros de distância da costa norte do Japão.

Por este motivo o “J-Alert” (Sistema Nacional de Alerta Instantâneo) foi acionado, por um risco de ataque miitar ao país. Neste caso a população deve evacuar os prédios e se alojar nos subsolos.

Os Estados Unidos, e países parceiros como o Japão, logicamente condenaram a operação de teste da Coreia do Norte. Ambos ressaltam que os testes devem parar imediatamente, e a diplomacia deve estar sempre na mesa.

“Os Estados Unidos condenam veementemente a decisão perigosa e imprudente da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) de lançar um míssil balístico de longo alcance sobre o Japão. Esta ação é desestabilizadora e mostra o flagrante desrespeito da RPDC pelas resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e normas internacionais de segurança”, disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA (NSC), Adrienne Watson, em comunicado. 

No início de janeiro de 2022, a Coreia do Norte lançou mísseis táticos guiados, dois “mísseis hipersônicos” capazes de serem manobrados e de atingir altas velocidades, além de sistema ferroviário de lançamento de mísseis. 

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.