Advertisement

O dia em que um DC-10 da Varig realizou uma incrível passagem baixa em Jacarepaguá

Relembre o dia em que um McDonnell Douglas DC-10 da Varig realizou uma passagem aixa (low pass) no show aéreo de Jacarepaguá em 1986. O evento contou com a apresentação de outros aviões 737-200 da VASP e Cruzeiro. Até hoje é considerado um dos momentos mais históricos da aviação brasileira.

Hoje vamos relembrar um dos momentos mais marcantes da Varig em shows aéreos, estamos falando do Encontro das Águias, realizado no aeroporto de Jacarepaguá em 09 de outubro de 1986.

Se você já passou horas acompanhando vídeos de aviação no Brasil, provavelmente já se deparou com um belíssimo rasante de um DC-10 da Varig. Como se não basteasse a belíssima manobra, chama a atenção também a proximidade do público na pista do aeroporto carioca de Jacarepaguá, algo impensável atualmente.

O vídeo em questão é de autoria Jorge F Cunha, tripulante da Varig na época que realizou as gravações, publicando posteriormente em fitas VHS. Graças ao trabalho de Jorge Cunha, diversos entusiastas da aviação tiveram a oportunidade de acompanhar um dos acontecimentos mais emblemáticos da história da aviação brasileira. 

Sem entrar no mérito da questão de segurança daquela época, muitas pessoas afirmam que no passado os shows aéreos tinham mais empolgação, pode até ser verdade, mas sem dúvidas, a segurança operacional avançou, significando que dificilmente veremos cenas semelhantes novamente.

No passado era bastante comum apreciar apresentações de aviões comerciais. Para se ter uma melhor noção, a Esquadrilha da Fumaça também participou do mesmo evento ainda com a sua antiga pintura vermelha, contudo, o evento ficou marcado pela passagem baixa do DC-10 da Varig. 

Incluindo o DC-10 da Varig de matrícula PP-VMY, outras aeronaves também participaram do evento, com destaque para dois 737-200 da VASP e Cruzeiro, aviões que fizeram diversas passagens baixas.

Confira os melhores momentos:

Incluindo a belíssima passagem baixa, o PP-VMY da Varig presenteou o público com outros dois rasantes:

 

Um 737-200 200 da VASP também participou do e vento, com uma belíssima passagem baixa, trazendo ao delírio o público com o autêntico som dos motores PW JT8D-17A.

 

Outro breguinha, desta vez nas cores da Cruzeiro, fez um low pass, incluindo toque e arremetida, mais conhecido como TGL (Touch-and-Go Landing):

 

 

Por falar no ano de 1986, a Varig ostentava o status de empresa aérea de bandeira. Para muitos entusiastas, a década de 1980 foi também uma das melhoras da história da aviação brasileira, seja pela variedade de empresas aéreas, de aeronaves históricas ou dos shows aéreos.

 

Qual foi o desfecho do PP-VMY?

Relembre o dia em que um McDonnell Douglas DC-10 da Varig realizou uma passagem aixa (low pass) no show aéreo de Jacarepaguá em 1986. O evento contou com a apresentação de outros aviões 737-200 da VASP e Cruzeiro. Até hoje é considerado um dos momentos mais históricos da aviação brasileira.
Foto: Aero Icarus via Wikimedia Commons

Entregue em maio de 1981 para a Varig, o PP-VMY permaneceu na empresa aérea por 18 anos, contudo, o avião chegou a operar pela Garuda Indonesia em 1994 por apenas três meses. 

Com a retirada do DC-10 das operações com passageiros em 1999 pela Varig, a aeronave foi repassada em 2000 para a Northwest Airlines sob o registro N241NW, quando em fevereiro de 2007, passou a fazer parte da ATA Airlines. 

Relembre o dia em que um McDonnell Douglas DC-10 da Varig realizou uma passagem aixa (low pass) no show aéreo de Jacarepaguá em 1986. O evento contou com a apresentação de outros aviões 737-200 da VASP e Cruzeiro. Até hoje é considerado um dos momentos mais históricos da aviação brasileira.
O antigo PP-VMY nas cores da Northwest Airlines Foto: Ken Fielding via Wikimedia Commons

Um ano depois (2008), agora registrado com a matrícula N137WA, este DC-10 operou pela World Airways, companhia no qual operou até meados de janeiro de 2011, quando foi estocado no Aeroporto de Bob Sikes (CEW), encerrando o ciclo operacional de três décadas. Em 2013, a aeronave foi desmontada e sucateada.

Relembre o dia em que um McDonnell Douglas DC-10 da Varig realizou uma passagem aixa (low pass) no show aéreo de Jacarepaguá em 1986. O evento contou com a apresentação de outros aviões 737-200 da VASP e Cruzeiro. Até hoje é considerado um dos momentos mais históricos da aviação brasileira.
Foto: Ralf Manteufel via Wikimedia Commons

 

Leia também:

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Aeronaves, Artigos

Tags: Aeroporto de Jacarepaguá, Cruzeiro, DC-10, Jacarepaguá, McDonnell Douglas, Show Aéreo, usaexport, Varig, vasp