Hoje é dia de relembrar um dos momentos mais marcantes na história da TAM: o dia em que dois A330 foram entregues no aeroporto de Congonhas (CGH) em novembro de 1998.
Na época, o fato ganhou bastante notoriedade da imprensa local e internacional, que contou com um grande evento no aeroporto de Congonhas para o recebimento das duas primeiras unidades: o PT-MVA e o PT-MVB.
Além do pouso dos dois gigantes em Congonhas, as aeronaves realizaram uma passagem baixa, em uma época que outros aviões gigantes operavam no movimentado aeroporto no coração de São Paulo, a exemplo do Boeing 767-200 da Transbrasil, o Airbus A300 da Cruzeiro e VASP, bem como o Douglas DC-8.
Se a operação de um widebody é algo impensável atualmente, principalmente pela operação em uma pista com 1.940 metros, o plano ousado da Airbus e Rolim Amaro no evento de entrega do 1º A330 brasileiro contou com a operação sem passageiros e com redução de combustível.
Antes do evento da entrega para a TAM, um A330-200 de demonstração da Airbus que participou da FIDAE visitou Congonhas, resultando em passagens com toques e arremetidas também em 1998.
Confira o momento histórico abaixo:
O segundo vídeo contém mais detalhes do evento e curiosidades do Airbus A330-200 da TAM
Uma breve história do Airbus A330-200 na TAM
Foto: Konstantin von Wedelstaedt via Wikimedia Commons
A chegada do A330-200 representou a entrada da TAM como um grande player brasileiro na indústria da aviação brasileira, liderado pela Varig na época.
Com o novo modelo de última geração, a TAM passou a operar em importantes aeroportos europeus com slots bastante disputados, como: Milão, Paris, Londres-Heathrow, Madrid-Barajas, Frankfurt e Zurique. O A330 também marcou bastante presença nos Estados Unidos, principalmente nos aeroportos de Miami e Orlando.
Curiosamente, tanto o PT-MVA quanto o PT-MVB operaram com as três identidades visuais da ‘era moderna’ da TAM, permanecendo na companhia por quase duas décadas até meados de 2016, quando a companhia optou por retirar o A330 da frota.
A TAM que era conhecida por ser um grande cliente da Airbus no Brasil, apostou no A350 justamente pelo sucesso do A330, contudo, os planos mudaram após a fusão com a LAN Chile.
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