A De Havilland Canada divulgou recentemente que a produção do Dash 8 será paralisada em breve. De acordo com a empresa, o avião turboélice só deverá ser produzido até a metade deste ano.
Por enquanto a De Havilland continuará produzindo o Dash 8-400 em Downsview, e fechará a planta no segundo semestre de 2021, afetando cerca de 500 pessoas que trabalham no local.
A produção do Dash 8 já estava ameaçada de ser paralisada desde 2020, quando a De Havilland alertou que estava produzindo as últimas 17 unidades da aeronave. As vendas do Dash 8 não tem sido boas, tendo perdido bastante mercado para seu concorrente direto o ATR 42/72.
Para piorar a condição, a De Havilland disse que as instalações de Downsview são alugadas, e o contrato vence no final deste ano.
Atualizações
A De Havilland mesmo assim não vai desistir do Dash 8. Além de melhorar a parte operacional, para os clientes que ainda voam com o avião, a empresa promete até mesmo atualizar o clássico Dash.
Uma das atualizações envolve o interior do Dash 8, onde todos os acabamentos internos serão atualizados, disponibilizando até mesmo compartimentos maiores para bagagens de mão.
Uma outra atualização que está ocorrendo é uma otimização no gerenciamento de uso do Dash 8, bem como melhorias na parte de suporte ao cliente. Isso pode reduzir os custos operacionais do turboélice.
A De Havilland está desenvolvendo atualizações e modificações do Dash 8, entre elas “recursos de reforma da cabine” que incluem extensões do compartimento superior.
“Embora a pandemia tenha devastado a indústria da aviação global, a De Havilland Canada está fazendo investimentos voltados para o futuro em sua organização, sistemas e infraestrutura para aprimorar a plataforma Dash 8 para os atuais e futuros operadores de aeronaves”, afirma a empresa.
Por agora não há mais notícias sobre atualizações que podem diminuir o consumo de combustível ou por passageiro transportado no caso do Dash 8.
Anteriormente a De Havilland lançou uma atualização que transforma o Dash 8-400 em cargueiro com poucos minutos de trabalho em solo. O pacote retira todos os assentos em alguns minutos, e deixa o piso livre para o transporte de cargas.
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.