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De Havilland vai parar de produzir o Dash 8, mas promete atualização

De Havilland Dash 8 turboélice

A De Havilland Canada divulgou recentemente que a produção do Dash 8 será paralisada em breve. De acordo com a empresa, o avião turboélice só deverá ser produzido até a metade deste ano.

Por enquanto a De Havilland continuará produzindo o Dash 8-400 em Downsview, e fechará a planta no segundo semestre de 2021, afetando cerca de 500 pessoas que trabalham no local.

A produção do Dash 8 já estava ameaçada de ser paralisada desde 2020, quando a De Havilland alertou que estava produzindo as últimas 17 unidades da aeronave. As vendas do Dash 8 não tem sido boas, tendo perdido bastante mercado para seu concorrente direto o ATR 42/72.

Para piorar a condição, a De Havilland disse que as instalações de Downsview são alugadas, e o contrato vence no final deste ano.

 

Atualizações

A De Havilland mesmo assim não vai desistir do Dash 8. Além de melhorar a parte operacional, para os clientes que ainda voam com o avião, a empresa promete até mesmo atualizar o clássico Dash.

Uma das atualizações envolve o interior do Dash 8, onde todos os acabamentos internos serão atualizados, disponibilizando até mesmo compartimentos maiores para bagagens de mão.

Uma outra atualização que está ocorrendo é uma otimização no gerenciamento de uso do Dash 8, bem como melhorias na parte de suporte ao cliente. Isso pode reduzir os custos operacionais do turboélice.

A De Havilland está desenvolvendo atualizações e modificações do Dash 8, entre elas “recursos de reforma da cabine” que incluem extensões do compartimento superior.

“Embora a pandemia tenha devastado a indústria da aviação global, a De Havilland Canada está fazendo investimentos voltados para o futuro em sua organização, sistemas e infraestrutura para aprimorar a plataforma Dash 8 para os atuais e futuros operadores de aeronaves”, afirma a empresa.

Por agora não há mais notícias sobre atualizações que podem diminuir o consumo de combustível ou por passageiro transportado no caso do Dash 8.

Anteriormente a De Havilland lançou uma atualização que transforma o Dash 8-400 em cargueiro com poucos minutos de trabalho em solo. O pacote retira todos os assentos em alguns minutos, e deixa o piso livre para o transporte de cargas.

 

 

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Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: Dash 8, De Havilland, produção, Turboélice, usaexport