Departamento de Estado dos EUA aprova a venda de 105 caças F-35 Lightning II para o Japão

F-35A da JASDF ( Força de Auto Defesa do Japão Foto: JASDF

O Departamento de Estado dos EUA liberou uma compra 105 caças furtivos Lockheed Martin F-35 Lightning II para o Japão. O lote dos caças de 5º geração tem um custo estimado em US$ 23,11 bilhões. Para a conclusão da venda é necessário a aprovação por parte de Tóquio.

Esse valor se refere segunda maior venda militar feita pelos EUA, ficando atrás apenas US$ 29,4 bilhões, referente a venda de caças F-15SA para a Arábia Saudita em 2010.

O governo japonês quis uma frota mista de caças F-35, sendo que 63 serão da versão convencional F-35A, e os 42 restantes serão a da versão F-35B (caça com capacidade de decolagem e pouso na vertical-STOV).

O pacote de vendas dos caças ainda inclui 110 motores Pratt e Whitney F135 e 5 peças de reposição

F-35A Lightning II da Força de Autodefesa Aérea do Japão (JASDF)- Foto: JASDF

“Essa venda proposta apoiará as metas de política externa e os objetivos de segurança nacional dos Estados Unidos, melhorando a segurança de um grande aliado que é uma força para a estabilidade política e o progresso econômico na região da Ásia-Pacífico”, diz a Cooperação de Segurança de Defesa dos EUA Agência. “É vital que o interesse nacional dos EUA ajude o Japão a desenvolver e manter uma capacidade de autodefesa forte e eficaz”.

A JASDF (Força de Auto-Defesa do Japão), já opera caças F-35, ao todo são 42 unidades. Em 2018 o país asiático demostrou interesse em aumentar a frota de caças F-35 para 147 unidades do caça furtivo. Inclusive foi no Japão que houve o primeiro e até agora único acidente fatal envolvendo um caça furtivo F-35.No Japão ainda tem uma unidade de montagem final de caças F-35. Essa unidade trabalha em conjunto com a fábrica da Lockheed Martin em Fort Worth, Texas.

No Japão ainda tem uma unidade de montagem final de caças F-35. Essa unidade trabalha em conjunto com a fábrica da Lockheed Martin em Fort Worth, Texas.


 

DEIXE UMA RESPOSTA