GOL Aviões Pinturas especiais
Foto: Marcos Henrique Rocha

O mundo das pinturas especiais é quase ‘infinito’, se analisarmos que não existe um padrão a ser seguido e ideias surgem sempre, as pinturas especiais em aeronaves atraem olhares não somente de quem gosta da aviação mas de quem não entende, e acaba gostando dos detalhes e das cores diferentes.

Ao longo de seus 20 anos de história, a GOL Linhas Aéreas teve algumas pinturas em alusão a novos serviços, novas rotas além de homenagens a grandes eventos sejam eles esportivos ou musicais. Nesta matéria você pode relembrar ou conhecer algumas pinturas adotadas pela empresa ‘laranjinha’.

 

Tango – Início dos voos para Argentina

O Boeing 737-700 de matrícula PR-GOC foi o escolhido para estampar a divulgação da GOL para o início de seus primeiros voos internacionais que seriam para Buenos Aíres na Argentina no ano de 2004. O avião recebeu adesivos de pessoas dançando a Clássica dança argentina, o Tango.

Foto: Jetphotos / Kleber Portugal

 

Homenagem aos 100 anos do voo do 14 Bis

A GOL adesivou duas aeronaves em 2006 para homenagear os 100 anos do voo do 14 Bis e também ao pai da aviação Alberto Santos Dumont. Ainda maioria em sua frota na época, a companhia escolheu os 737-700s de matrículas PR-GOA e PR-GOV.

 

Foto: Jetphotos / Valter Alves
Foto: Jetphotos / ThiagoPM

Divulgação do filme dos Simpsons

Os Simpsons o filme foi lançado em 2007 e a GOL adesivou uma aeronave Boeing 737-700 para divulgar o filme que estava sendo lançado no país. O PR-GOW, que ainda voa pela empresa nos dias atuais e também voou pela Varig, recebeu adesivagem externa e também internamente com a temática da família amarela.

Foto: Autor Desconhecido
Foto: Autor Desconhecido

 

Campanha ‘Aqui todo mundo pode voar’

Em 2008 a GOL mudou seu slogan e lançou uma nova campanha publicitária chamada de ‘Aqui todo mundo pode voar’. A companhia visava mostrar em suas propagandas que era simples adquirir um bilhete pela empresa e garantir uma viagem de avião, para divulgar a campanha além das propagandas na TV, a GOL adesivou um Boeing 737-800 com diversas borboletas. A aeronave escolhida foi o PR-GGE.

Em memoria de Ricardo Rodrigues / Jetphotos
Foto: João Paulo Carisio

 

1º ‘laranjão’: GOL 10 Anos  

Para comemorar sua primeira década de operações, a GOL pintou uma aeronave inteira de laranja e acrescentou os títulos ‘GOL 10 Anos’ já com o aviãozinho utilizado em sua campanha publicitaria recente. O Boeing 737-800 PR-GTF foi quem recebeu o bonito esquema de pintura da companhia em 2011.

Em memoria, Foto de Ricardo Rodrigues / Jetphotos
Foto: Jetphotos / Maikson Santos

 

Pintura Smiles

Com seu programa de milhagem herdado da Varig, a GOL reformulou o Smiles para ser mais parecido com a imagem da empresa e em 2012 pintou um Boeing 737-800 com a logo do programa de milhagem além de um esquema diferente de pintura. O PR-GIT foi o escolhido, a aeronave já havia recebido as cores da Varig algum tempo antes.

 

Pinturas em alusão ao futebol

Em 2013 a GOL se tornava a transportadora oficial da CBF, e com isso pintou algumas aeronaves em alusão a parceira de transporte tanto da seleção principal como de times que disputam competições no país. O primeiro deles foi o Boeing 737-800 PR-GUM, que atualmente ainda voa com as cores em alusão ao Brasil, porém já com a nova marca da empresa.

 

Durante a Copa do Mundo de 2014 que foi realizada no Brasil, a GOL aproveitou os olhares do mundo todo e lançou campanhas para divulgar sua marca durante o evento mundial. O Boeing 737-800 de matrícula PR-GUP recebeu duas pinturas diferentes em poucos dias, uma delas seria um adesivo com o número 10 e a marca do Guaraná Antárctica que realizou ações em alguns voos durante a Copa do Mundo.

Alguns dias depois, o PR-GUP teve seus adesivos retirados e dando lugar a pintura feita para a Copa do Mundo através de um concurso da GOL. 

 

Foto: Jetphotos / Renato Oliveira
Foto: Divulgação

Ainda durante o mundial de 2014, a GOL surpreendeu ao apresentar o 737-800 PR-GUO com a arte dos artistas Os Gêmeos. A aeronave foi grafitada pelos dois artistas no Hangar da empresa em Confins, a pintura dividiu opiniões sendo inclusive apelidado por alguns Spotters de ‘banana’. 

 

Voa Canarinho

Dando continuidade a sua parceira com a CBF, a GOL realizou uma nova ação com a entidade para a convocação para alguns jogos das eliminatórias da Copa de 2018. A companhia aérea preparou o Boeing 737-800 PR-GUK para receber a pintura ‘Voa Canarinho’. A apresentação da aeronave foi durante a convocação feita no hangar da empresa no Aeroporto de Congonhas.

 

GOL Music Colors: Rock in Rio 2017

Outro grande evento que a GOL foi a transportadora oficial, foi o Rock in Rio de 2017. A companhia realizou diversas ações durante um dos maiores eventos musicais em parceria também a Air France/KLM e à época também a Delta. 

O mesmo PR-GUO que recebeu a pintura grafite dos artistas Os Gêmeos, recebeu o adesivo colorido da campanha Music Colors em divulgação ao Rock in Rio de 2017. O projeto Music Colors em parceria com o Spotify permitiu o artista com deficiência visual John Bramblitt, que mesmo sem poder enxergar deu cores e vida ao projeto que visava retratar a emoção de quem vivenciava o Rock in Rio.

 

2º ‘laranjão’: TV Ao vivo na GOL

Dando continuidade a renovação da marca em 2015, a GOL buscou mudar seus serviços e com isso disponibilizou aos passageiros TV Ao Vivo, além de séries e filmes através da rede Wi-Fi da aeronave. Para celebrar o novo serviço, a companhia pintou o seu segundo ‘laranjão’, com alguns títulos e símbolos utilizados pela GOL em sua nova marca.

O Boeing 737-800 de matrícula PR-GTM recebeu a pintura em 2018.

Foto: Marcos Henrique Rocha
Foto: Marcos Henrique Rocha

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA