Advertisement

Documentário contará história do caça A-1 AMX da FAB; confira o trailer

Websérie documental fala sobre história do jato de ataque AMX A-1 da FAB. Foto: Sargento Müller Marin/FAB.

O caça-bombardeiro AMX A-1 da Força Aérea Brasileira (FAB) terá sua história contada em um documentário que será lançado ano que vem. Bullseye! – O Programa AMX  foi produzido pela agência Hunter Press como uma websérie de quatro episódios, falando desde a gênese do projeto até a atual operação do jato na força aérea.

O A-1 foi desenvolvido em parceria com a Itália e quando entrou em serviço no início dos 1990, revolucionou a FAB como a aeronave mais moderna e capaz no país à época, com destaque para a capacidade de carga, autonomia e alta tecnologia embarcada, dando grande precisão no acerto dos alvos em solo. 

Essas características se traduzem no próprio nome do projeto, conforme explica o escritor e jornalista João Paulo Moralez, idealizador do documentário, em entrevista ao Portal Aeroflap. 

Caça-bombardeiro A-1 do Esquadrão Poker, com bombas reais. Documentário conta história da aeronave. Imagem: FAB.
Caça-bombardeiro A-1 armado com bombas reais. Documentário conta história da aeronave. Imagem: FAB.

“Bullseye representa um acerto no alvo. Quando o AMX entrou em operação, trouxe essa característica de uma aeronave com precisão na navegação e no emprego das suas missões. Ao mesmo tempo o programa foi um acerto para a indústria aeronáutica brasileira”, explica. “Tudo que foi aprendido com o AMX reverbera nos dias de hoje. Com ele o Brasil aprendeu a fazer trens de pouso. Aprendemos a trabalhar em programas binacionais, fazer integração de sistemas, mexer em softwares em níveis mais avançados. A indústria saiu ganhando e esse era um dos principais propósitos do programa AMX.” 

João conta que o trabalho sobre o AMX foi idealizado em 2019, com as gravações se iniciando dois anos depois, após acordos com o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER). As imagens foram captadas principalmente na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde estão os esquadrões Poker e Centauro, que operam o caça-bombardeiro. Outras gravações ocorreram no Rio de Janeiro.

Aviação da Caça AMX Leonardo

Para o jornalista, o maior desafio foi a logística, uma vez que a agência tem sede em São Paulo. “Sempre levamos tripé, luz, equipamentos de áudio, fora nossa bagagem, então causa uma dificuldade. Se você tem três dias de gravação, pode considerar dois dias de deslocamento”. Por outro lado, ele ressalta que a parceria com a Força Aérea e o CECOMSAER é fundamental para a produção desse e outros projetos, como Tucano 35 e Joker- Escola de Pilotos de Caça.

E falando em outros projetos, João afirma que quem viu outros documentários pode esperar imagens ainda melhores na série sobre o AMX, mas com a já conhecida assinatura da agência. Bullseye estará disponível ao público no primeiro trimestre de 2024, quando o A-1 AMX completa 35 anos de atividade na FAB. 

Sem mais delongas, confira o trailer oficial do documentário Bullseye! – O Programa AMX. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: A-1 AMX, Documentário, fab, usaexport