Advertisement

EASA certifica novo motor Pratt & Whitney para o ATR 42 e 72

ATR 72-600. Imagem: Azul Linhas Aéreas.

A Agência de Segurança da Aviação Europeia (EASA) concedeu uma importante certificação para as aeronaves turboélices ATR 42 e 72, com novos motores Pratt & Whitney (PW), as aeronaves regionais tendem a ser mais eficientes.

Após a certificação no Canadá, a Europa agora concede a certificação para os novos motores PW127XT-M para as aeronaves ATR 42 e 72. Com as novas certificações, o turboélice está próximo de trocar seus motores padrão atual por novos motores mais eficientes e trazem menos impactos no meio ambiente. 

O novo motor da Pratt & Whitney foi apresentado durante a Dubai Air Show 2021, mas somente agora ao final de 2022, o primeiro ATR equipado com o novo motor PW127XT-M deverá entrar em operação.

“Receber a certificação de tipo da EASA é um passo importante para a entrada em serviço deste novo motor padrão em nossa aeronave ATR. As equipes de ATR têm trabalhado com nossos parceiros da Pratt & Whitney Canada e as autoridades para garantir a certificação e aproximar-se de fornecer aos clientes aeronaves turboélice regionais ainda mais econômicas e sustentáveis.”

“Com benefícios de custo de manutenção, economia de CO2 e capacidade de SAF, ajudará companhias aéreas como a Air Corsica, nosso cliente de lançamento, a cumprir suas promessas do setor em relação à aviação de baixa emissão”, disse Stephanie Viala, vice-presidente de engenharia da ATR.

Seguindo a tendência das novas tecnologias para motores de aeronaves, a Pratt & Whitney buscou atualizar seus motores para trazer melhor economia de combustível para as companhias aéreas além de ser 20% mais barato de realizar manutenção. A fabricante disse que o novo motor tende a ser 3% mais econômico em relação a geração anterior.

“A certificação de aeronaves ATR movidas por nosso motor PW127XT-M é uma boa notícia para o segmento de Aviação Regional, pois oferece 40% mais tempo em asa, 20% menos custos de manutenção e uma melhoria de 3% no consumo de combustível em comparação com o PW127-M.”

“A ATR e P&W trabalharam diligentemente para obter essa certificação menos de um ano após o lançamento do mecanismo revolucionário. Parabenizamos a ATR por este importante marco”, disse Anthony Rossi, vice-presidente de marketing e vendas da Pratt & Whitney.

 

 

Com informações da Simple Flying

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.