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Em operação inédita, cargueiro gigante C-5 Galaxy abastece avião-tanque KC-10 em voo

Em missão inédita, cargueiro C-5 Galaxy transferiu combustível para um avião-tanque KC-10 Extender por meio de reabastecimento em voo reverso. Foto: Força Aérea dos EUA (imagem ilustrativa).

A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) conduziu uma operação de reabastecimento em voo (REVO) inédita, onde um avião-tanque KC-10 Extender recebeu combustível de um cargueiro estratégico C-5M Super Galaxy por meio do reabastecimento de fluxo reverso. O treinamento, realizado no dia 01/12, foi uma prova de conceito projetada para manter a prontidão em situações de emergência e evitar a perda de um avião-tanque.

Durante a missão, conduzida por militares da Base Aérea de Travis, o C-5 conectou com o KC-10 e transferiu 23500 libras (cerca de 10,6 toneladas) em aproximadamente 30 minutos. A operação de REVO reverso com o C-5 é um marco nas capacidades de transporte e mobilidade aérea na USAF, permitindo que o avião de grande porte possa transferir combustível para reabastecedores, servindo como “enormes postos de gasolina voadores”, diz a USAF. 

C-5M Super Galaxy se aproxima da lança de reabastecimento do KC-10. USAF/Divulgação.
C-5M Super Galaxy se aproxima da lança de reabastecimento do KC-10. USAF/Divulgação.

“Ao usar um C-5 como um enorme posto de gasolina , permite que mais aviões-tanque sejam posicionados para reabastecer aviões de combate ou de transporte, em vez de ter que usar um avião-tanque para reabastecer outro, o que tira o recurso de um avião-tanque da missão”, disse o Major Justin Wilson, chefe de padrões e avaliações do 22º Esquadrão de Transporte e piloto do C-5M. “Isso permite mais reabastecedores no teatro e amplia seu alcance ou tempo de órbita.”

Por ser a primeira vez que um C-5 é usado nesta atividade, os militares puderam coletar informações valiosas que serão usadas para melhorar o alcance e as capacidades dos aviões-tanque no futuro.

“Ao fazer o reabastecimento aéreo reverso, a aeronave fica mais leve em um ritmo mais rápido do que se você estivesse voando normalmente, então a aeronave voa um pouco diferente”, disse Wilson. “A verdadeira diferença é quando se trata dos engenheiros de voo.” 

No reabastecimento reverso, KC-10 recebeu mais de 10 toneladas de combustível do C-5. USAF/Divulgação.
No reabastecimento reverso, KC-10 recebeu mais de 10 toneladas de combustível do C-5. USAF/Divulgação.

Segundo o Sargento Robin Ogg, engenheiro de voo do C-5 no 60º Grupo de Operações, o reabastecimento em voo reverso exigiu alterações em duas checklists. “Essas mudanças ocorreram na configuração do painel de combustível do engenheiro de voo para nos preparar para fornecer combustível em vez de recebê-lo.”

Embora a USAF já fosse capaz de fazer o reabastecimento reverso entre outras aeronaves, esta operação marcou a primeira vez que um C-5 reabasteceu outra aeronave por esse método. No passado a força aérea já fez operações similares onde o KC-135 Stratotanker recebeu combustível de outros aviões de grande porte, como bombardeiros B-52 e B-1 e o cargueiro C-141, já aposentado.

Com informações da USAF

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: reabastecimento em voo, usaexport, USAF