A Embraer segue trabalhando para obter mais contratos para o cargueiro multimissão KC-390 Millennium. Nesta semana, autoridades da Grécia conheceram mais sobre as capacidades operacionais do jato de transporte tático brasileiro.
Segundo o Ministério da Defesa da Grécia, “funcionários relevantes” do Estado-Maior General Força Aérea Helênica (HAF) se reuniram, na última quarta-feira (25), com Carla Salleron, diretora de desenvolvimento de negócios e vendas da Embraer. Na reunião, a executiva apresentou informações e capacidades sobre o C-390.
A reunião ocorre ao mesmo tempo em que a HAF busca adquirir um substituto para seus turboélices C-130 Hércules, modelo cujo o KC-390 já está substituindo no Brasil, Holanda e Portugal. Os gregos, no entanto, já estão de olho nos C-130J Super Hercules que estão sendo vendidos pela Força Aérea Real Britânica, cuja aposentadoria é considerada precoce.
Em novembro, funcionários do Ministério da Defesa grego estiveram em teleconferência com a companhia britânica Marshall Aerospace and Defence Group, responsável pelos cuidados e entrega dos C-130J após darem baixa na RAF. Fabricado pela Lockheed Martin, o C-130J é considerado o principal concorrente do jato da Embraer.
Sobre o KC-390 Millennium
Desenvolvido à pedido da Força Aérea Brasileira, o KC-390 é uma aeronave multimissão de transporte e reabastecimento em voo, projetado para substituir a frota brasileira de C/KC-130 Hércules. Chile, Portugal, Argentina e Tchéquia também se juntaram ao desenvolvimento e produção do modelo, que é a maior aeronave militar projetada e construída na América Latina.
Equipado com um par de motores IAE V2500-E5, atinge uma velocidade máxima de 988 km/h, com uma velocidade de cruzeiro padrão de 870 km/h. O KC-390 pode transportar 80 soldados plenamente equipados, 66 paraquedistas ou 74 macas em configuração de evacuação aeromédica. A capacidade máxima de carga é 26 toneladas
Nos mais recentes desenvolvimentos da aeronave, a Embraer certificou o jato para usar um sistema de combate a incêndios e operar em pistas de terra e cascalho. A FAB, ao lado do Exército Brasileiro, também tem buscado certificações para o KC-390, como no transporte de viaturas blindadas Guarani e VBMT-LSR (Iveco LMV). A aeronave também tem sido empregada na operação de apoio às tribos Yanomami.
O KC-390 foi adquirido pelas forças aéreas do Brasil, Portugal, Hungria e Holanda.
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