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Embraer apresenta capacidades do KC-390 Millennium à Força Aérea Grega

Embraer KC-390 C-390 Millennium da Força Aérea Brasileira. Foto: Gabriel Centeno - Aeroflap.

A Embraer segue trabalhando para obter mais contratos para o cargueiro multimissão KC-390 Millennium. Nesta semana, autoridades da Grécia conheceram mais sobre as capacidades operacionais do jato de transporte tático brasileiro. 

Segundo o Ministério da Defesa da Grécia, “funcionários relevantes” do Estado-Maior General Força Aérea Helênica (HAF) se reuniram, na última quarta-feira (25), com Carla Salleron, diretora de desenvolvimento de negócios e vendas da Embraer. Na reunião, a executiva apresentou informações e capacidades sobre o C-390.

KC-390 C-390 Millennium durante testes de operação em pistas de cascalho. Imagem: Embraer.
C-390 Millennium durante testes de operação em pistas de cascalho. Imagem: Embraer.

A reunião ocorre ao mesmo tempo em que a HAF busca adquirir um substituto para seus turboélices C-130 Hércules, modelo cujo o KC-390 já está substituindo no Brasil, Holanda e Portugal. Os gregos, no entanto, já estão de olho nos C-130J Super Hercules que estão sendo vendidos pela Força Aérea Real Britânica, cuja aposentadoria é considerada precoce. 

Em novembro, funcionários do Ministério da Defesa grego estiveram em teleconferência com a companhia britânica Marshall Aerospace and Defence Group, responsável pelos cuidados e entrega dos C-130J após darem baixa na RAF. Fabricado pela Lockheed Martin, o C-130J é considerado o principal concorrente do jato da Embraer. 

C-130H da Força Aérea Helênica (Grécia).
C-130H da Força Aérea Helênica. Foto: Jerry Gunner.

Sobre o KC-390 Millennium

Desenvolvido à pedido da Força Aérea Brasileira, o KC-390 é uma aeronave multimissão de transporte e reabastecimento em voo, projetado para substituir a frota brasileira de C/KC-130 Hércules. Chile, Portugal, Argentina e Tchéquia também se juntaram ao desenvolvimento e produção do modelo, que é a maior aeronave militar projetada e construída na América Latina. 

Equipado com um par de motores IAE V2500-E5, atinge uma velocidade máxima de 988 km/h, com uma velocidade de cruzeiro padrão de 870 km/h. O KC-390 pode transportar 80 soldados plenamente equipados, 66 paraquedistas ou 74 macas em configuração de evacuação aeromédica. A capacidade máxima de carga é 26 toneladas

KC-390 reabastecendo um par de caças-bombardeiros A-1 AMX. Foto: Claudio Capucho - Embraer.
KC-390 reabastecendo um par de caças-bombardeiros A-1 AMX. Foto: Claudio Capucho – Embraer.

Nos mais recentes desenvolvimentos da aeronave, a Embraer certificou o jato para usar um sistema de combate a incêndios e operar em pistas de terra e cascalho. A FAB, ao lado do Exército Brasileiro, também tem buscado certificações para o KC-390, como no transporte de viaturas blindadas Guarani e VBMT-LSR (Iveco LMV). A aeronave também tem sido empregada na operação de apoio às tribos Yanomami.

O KC-390 foi adquirido pelas forças aéreas do Brasil, Portugal, Hungria e Holanda. 

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Embraer, Grécia, KC-390, usaexport