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Embraer fecha 3º trimestre com queda na receita e prejuízo de R$ 160,4 milhões

Embraer

A Embraer (B3: EMBR3 | NYSE: ERJ) apresentou hoje os dados financeiros do 3º trimestre de 2022, que compreende o período entre julho e setembro deste ano. 

Os dados financeiros trimestrais de 30 de setembro de 2022 (3T22), 30 de junho de 2022 (2T22 Reapresentado), e 30 de setembro de 2021 (3T21), são derivados de demonstrações financeiras não auditadas, enquanto os dados anuais são auditados, exceto quando de outra forma indicado.

Na comparação entre o 3T22 e o 3T21, o dólar norte-americano teve desvalorização de 0,6% em relação ao real brasileiro. 

Confira um resumo dos dados na tabela abaixo:

 

RECEITA LÍQUIDA E MARGEM BRUTA

A Receita liquida consolidada de R$ 4.872,1 milhões (US$ 929,0 milhões), no 3T22, representou redução de 3,0% na comparação com o ano anterior principalmente por menor receita na unidade de Defesa & Segurança e parcialmente compensada por maiores receitas na Aviação Comercial, Aviação Executiva e Serviços & Suporte.

  • Aviação Comercial reportou um aumento na receita de 5% no ano para R$ 1.331,0 milhões. A margem bruta consolidada reportada no 3T22 foi de 5,4%, abaixo dos 6,5% reportados no 3T21, refletindo um mix menos favorável. Nos 9 meses acumulados de 2022 a margem bruta reportada foi de 9,9% versus 3,3% reportada no mesmo período de 2021.
  • Aviação Executiva apresentou receita de R$ 1.419,4 milhões no 3T22, o que representa um aumento de 6% ano a ano. A margem bruta consolidada reportada no 3T22 foi de 19,7%, contra 21,0% reportados no 3T21 com melhor mix de entregas concentrado no próximo trimestre. Margem bruta de 20,6% versus 16,2% reportada nos 9M21.
  • Defesa & Segurança reportou uma queda de receita de 42% para R$ 533,7 milhões, impactada principalmente pelo menor reconhecimento de receita no sistema contábil PoC (Percentagem of Completion) do programa A29 em comparação ao 3T21. A margem bruta consolidada de Defesa & Segurança reportada foi de 17,3% ante 23,5% reportados no 3T21. No acumulado de 2022 a margem foi de 21,2% versus 23,6% no mesmo período de 2021.
  • Serviços & Suporte apresentou receita de R$ 1.549,8 milhões, representando um crescimento anual de 7%, apresentando um crescimento sólido de iniciativas como programas de pesquisa, gerenciamento de reparos e novos acordos de longo prazo. A margem bruta consolidada de Serviços & Suporte no 3T22 foi de 31,0% superior aos 25,9% reportados no 2T21. A margem bruta dos 9M22 reportada foi de 30,0% versus 26,3% no mesmo período de 2021.

A margem bruta consolidada da Companhia, reportada no 3T22, foi de 19,1% estável em relação ao 3T21. Como referência, a margem bruta consolidada dos 9 meses acumulados do ano de 2022 foi de 20,9% superior aos 15,9% reportados no mesmo período de 2021. 

 

EBIT E EBIT AJUSTADO

No 3T22, os resultados divulgados pela Companhia estão resumidos na tabela abaixo:

Excluindo-se esses itens especiais, o EBIT Ajustado do 3T22 foi de R$ 259,9 milhões e a margem EBIT Ajustada foi de 5,3%, comparado ao EBIT Ajustado foi de R$ 183,0 milhões e a margem EBIT Ajustada foi de 3,7% no 3T21. 

 

RESULTADO LÍQUIDO

No 3T22, a Embraer apresentou Prejuízo líquido atribuído aos acionistas da Embraer e Prejuízo por ação de R$ 160,4 milhões e R$ 0,22, respectivamente, comparados a R$ 234,2 milhões em Prejuízo líquido atribuído aos acionistas da Embraer e R$ 0,32 em Prejuízo por ação ajustado no 3T21.

Nota: lucro líquido reportado é explicado acima e lucro líquido ajustado pode ser visto no gráfico abaixo.

 

GESTÃO DE DÍVIDAS E PASSIVOS 

A Embraer encerrou o 3T22 com uma posição de dívida líquida de R$ 6,9 bilhões, comparada a R$ 9,8 bilhões no ano anterior. A redução do endividamento líquido da Companhia é resultado da geração de caixa nos últimos quatro trimestres e da estratégia de gestão de passivos da Embraer para reduzir a dívida bruta e as despesas com juros.

Para garantir a liquidez da empresa, a Embraer (i) obteve em 22 de outubro uma linha de crédito rotativo “RCF” no valor de até US$ 650 milhões, (ii) uma operação de crédito de US$ 100 milhões do JPMorgan/UKEF para financiar fornecedores, (iii) e foi aprovada a renovação do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para financiamento à produção e exportação de aeronaves comerciais manufaturadas, no valor de R$ 2,2 bilhões até 2027.

A maturidade do endividamento no 3T22 foi de 3,7 anos. O custo da dívida em dólar no 3T22 foi de 5,33% a.a., em linha com os 5,30% a.a. no 2T22, enquanto o custo da dívida em reais aumentou para 7,95% a.a. no 3T22 comparado a 7,32% no 2T22, devido ao aumento na taxa básica de juros.

 

FLUXO DE CAIXA LIVRE 

O fluxo de caixa livre ajustado no 3T22 foi R$ 586,7 milhões negativos devido às necessidades de capital de giro relacionadas às entregas concentradas no último trimestre do ano.

 

CAPEX

As adições líquidas ao imobilizado totalizaram R$ 174,8 milhões no 3T22. Do valor total do 3T22, o Capex representou R$ 72,2 milhões, e o programa de pool de reposição de peças R$ 103,3 milhões. No 3T22, a Embraer investiu um total de R$ 147,2 milhões em desenvolvimento de produtos e R$ 67,2 milhões em pesquisa.

 

CAPITAL DE GIRO

Alinhado com o aumento planejado de entregas da Companhia para os próximos trimestres, o capital de giro foi impactado pelo aumento de estoque, produtos em elaboração, para suportar as entregas no último trimestre.

 

PEDIDOS FIRMES EM CARTEIRA – BACKLOG

A carteira de pedidos firmes alcançou US$ 17,8 bilhões, representando um aumento de 6,0% e estável em relação ao 3T21 e 2T22. Os números da carteira de pedidos ficaram estáveis no 3T22, aumentando na Aviação Executiva e Serviços e Suporte no acumulado de 2022.

Os novos pedidos firmes de 20 E195-E2 da Porter e de seis jatos E195-E2 da SalamAir foram parcialmente mitigados pelo acordo mútuo de redução de 31 E175 da Republic na carteira da Aviação Comercial do 3T22.

 

AVIAÇÃO COMERCIAL

No 3T22, Embraer entregou 10 jatos comerciais, conforme demonstrado abaixo:

Embraer entregou nove E175 para a SkyWest e um E195-E2 para a Aircastle. No 3T22, Embraer e Republic acordaram uma redução de 31 E175. Este cancelamento foi parcialmente compensado por um pedido firme de 20 E195-E2 da Porter Airlines, somando-se aos seus 30 pedidos firmes existentes, a SalamAir que assinou um pedido firme para seis E195-E2.

A Nordic Aviation Capital (NAC), maior empresa regional de leasing de aeronaves do mundo, assinou um contrato de até 10 conversões para E190F/E195F, com entregas a partir de 2024.

A carteira de pedidos (backlog) e as entregas da Aviação Comercial ao final do 3T22 eram as seguintes:

 

AVIAÇÃO EXECUTIVA

A Aviação Executiva entregou 23 aeronaves (15 jatos leves e 8 jatos médios) no 3T22. As entregas foram superiores ao 3T21 e as vendas continuaram fortes no trimestre, sendo o segundo melhor 3º trimestre dos últimos dez anos.

O crescimento nos segmentos de jatos executivos leves e médios continua forte. O crescente envelhecimento da frota indica uma tendência de um ciclo de substituição no médio prazo.

 

DEFESA & SEGURANÇA

Neste trimestre há quatro unidades do C-390 Millennium na linha de produção destinados à Força Aérea Brasileira (FAB), duas unidades para a Força Aérea Portuguesa e uma para as Forças de Defesa Húngaras.

Embraer KC-390 Força Aérea de Portugal
KC-390 de Portugal. Foto: Embraer.

A campanha de testes em voo para o programa português está em andamento para preparar a integração dos testes dos sistemas da OTAN, enquanto a primeira aeronave para o programa húngaro teve sua fuselagem e estruturas de asas concluídas antes do esperado.

 Além disso, no 3T22, a Embraer e a L3Harris Technologies anunciaram uma parceria para desenvolver um “Agile Tanker”, opção de reabastecimento aéreo tático para atender aos imperativos operacionais da Força Aérea dos Estados Unidos e requisitos de reabastecimento de força conjunta especialmente para ambientes sob disputa.

A celebração de aditivos contratuais conclui com sucesso as negociações entre a Embraer e a Força Aérea Brasileira para reduzir de 22 para 19 o número total de aeronaves KC-390 Millennium a serem entregues.

As alterações aos Contratos preservam o fluxo de caixa da Companhia, asseguram a viabilidade econômico-financeira do programa KC-390 Millennium e não alteram e não comprometem o guidance da Companhia para 2022.

 

SERVIÇOS & SUPORTE

A melhoria consistente da receita ocorre apesar dos desafios contínuos na indústria aeroespacial. Os mais críticos são a escassez de materiais em todo o mundo e as restrições da cadeia de suprimentos que estão afetando a disponibilidade de estoques de peças de reposição, atrasando o tempo de resposta para reparos e aumentando a quantidade de itens pendentes.

O principal impulsionador dos serviços de Aviação Comercial foram as renovações de contratos do Programa Pool, como Azul Gerenciamento de Reparos e a LOT Polish, bem como novos clientes, incluindo Porter Airlines do Canadá, Sky High Aviation Services e Western Air, operadora da maior frota de jatos ERJ no Caribe.

Os destaques também incluem novos contratos para mais de 20 aeronaves da Breeze e Envoy Air de Manutenções Pesadas e Modificações, o lançamento de atualizações e novos recursos AHEAD (Aircraft Health and Analysis Diagnosis) e os novos E-Jets MRBR (Maintenance Review Board Report) Plano de Manutenção otimizado para reduzir os custos diretos de manutenção.

 

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