A Embraer iniciou nesta quarta-feira (21/09) os testes em voo do próximo E195-E2 que será entregue para a Azul, de matrícula PS-AEI. A companhia não recebe um avião da fabricante brasileira desde o final de 2020, marcando um período de pausa nas entregas durante a pandemia.
O PS-AEI será o primeiro E195-E2 desse novo planejamento de entrega de aviões novos para a Azul, sendo que a companhia espera receber seis do mesmo modelo ainda em 2022. A aeronave chegará na frota em outubro deste ano.
Os Embraer E195-E2 da Azul são equipados com motores Pratt & Whitney, que são mais silenciosos e econômicos. As aeronaves de segunda geração da família E190/195 estão configuradas para transportar até 136 passageiros na empresa.
https://www.instagram.com/p/CiyJQb9uPi4/
O site Plane Spotters já listou as próximas oito aeronaves E195-E2 da companhia, dando sequência as matrículas sendo PS-AEJ até o AEP. A Azul tem uma encomenda total para 75 aviões E195-E2.
Atualmente a companhia com sede em Campinas conta com nove aviões do tipo em sua frota, gradualmente essas novas aeronaves irão substituir os antigos Embraer E195 de primeira geração.
Nos últimos dias a Azul anunciou a saída de 12 aeronaves Embraer modelo E-195 E1 de sua frota operacional de passageiros, a partir desta semana até o final de 2023.
O gráfico abaixo apresenta a frota esperada de Embraer E-195 E1 para o final de 2022 e 2023:
“Este anúncio demonstra nossa capacidade de acelerar a substituição gradual das aeronaves de geração anterior da Embraer modelo E1. A saída dos E1s nos dá a oportunidade de avançar com o recebimento dos E2 de nova geração, expandindo ainda mais nossas margens, dado que o custo por assento do E2 é 26% menor em comparação ao do E1”, disse Alex Malfitani, CFO da Azul.
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.