KC-390 PT-ZDK Portugal Embraer
Primeiro KC-390 português recebeu a matrícula civil PT-ZDK. Na cauda, adesivos cobrem a bandeira e número de série de Portugal. Imagem: Embraer/FAP/Captura de Tela.

O primeiro jato KC-390 Millennium de Portugal foi mostrado pela Embraer em um vídeo que homenageia a Força Aérea Portuguesa (FAP) pelos seus 70 anos.

A aeronave, a primeira de cinco que serão entregues ao país a partir de 2023, pode ser vista no final do vídeo, produzido pela Embraer e publicado no Facebook pela fanpage portuguesa Pássaro de Ferro. Confira.

O avião carrega a matrícula civil PT-ZDK, indicando que está se aproximando ou já está realizando testes em solo, antes dos voos de testes e, finalmente, a entrega para a FAP. Curiosamente, o sufixo ZDK já foi usado pela Embraer no passado, em um EMB-312 Tucano (T-27), com o registro PP-ZDK. 

Na cauda do Millennium português, adesivos cobrem o número de série da FAP, de forma similar ao que ocorre com os KC-390 da Força Aérea Brasileira antes de serem entregues.

Imagem: Embraer/FAP/Captura de Tela.

É possível que este seja o KC-390 26901, já visto em outro vídeo da Embraer anteriormente, mas ainda em produção nas instalações da fabricante em Gavião Peixoto (SP). 

KC-390 de matrícula 26901 da Força Aérea Portuguesa após seu primeiro Power On, ainda em produção na fábrica da Embraer em Gaivão Peixoto.

A aeronave foi a primeira da FAP a passar pela etapa de Power On, quando um avião tem seus sistemas elétricos acionados pela primeira vez. 

KC-390 Portugal
Imagem: Embraer/FAP/Captura de Tela.

Em julho de 2019, Embraer e Portugal (país que já era parceiro no desenvolvimento e construção da aeronave) assinaram um contrato avaliado em 827 milhões de Euros para o fornecimento de cinco KC-390, que deverão substituir os C-130 Hércules do país Europeu.

O primeiro KC-390 da FAP deve ser entregue no próximo ano, e o último em 2027. Os aviões terão como sede a Base Aérea N.º 11 de Beja, onde serão operados pelo Esquadrão 501 Bisontes, que atualmente cumpre suas missões com o Lockheed C-130H. 

KC-390  EMBRAER FAB PT-ZNG

Além do vídeo, a Embraer também participou das celebrações dos 70 anos da FAP. No dia 30/06, o protótipo do KC-390, matrícula PT-ZNG, chegou à base de Beja, onde foi uma das atrações do Beja International Air Show, realizado no último final de semana.

A próximo parada do ZNG é a Royal International Air Tattoo (RIAT), um tradicional show aéreo no Reino Unido realizado na base aérea de Fairford entre os dias 15 e 17 de julho. A mesma aeronave esteve na edição de 2018 da RIAT, onde foi um dos destaques. Na época, o modelo nem havia sido entregue para Força Aérea Brasileira ainda.