Advertisement

Emirates e IATA pedem que o setor compartilhe as melhores práticas de treinamento de pilotos e segurança de voo

Emirates IATA segurança operacional Boeing 777-200LR Adelaide Austrália Dubai

Mais do que nunca, o setor da aviação deve usar as melhores práticas mais recentes para treinar sua força de trabalho para obter desempenho máximo. No primeiro fórum desse tipo, a Emirates e a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) realizaram um workshop sobre treinamento de pilotos e segurança de voo para a indústria da aviação.

A cabine de comando da aeronave pode ser um ambiente complexo, desafiador e de alto perigo, que exige dos pilotos foco intenso e capacidade de reagir e tomar decisões com agilidade e apoio da tecnologia.

Com o aumento da demanda por viagens aéreas e expansão das operações das companhias aéreas, o treinamento de pilotos está mais uma vez em perspectiva, pois eles são responsáveis pela segurança de milhões de passageiros e tripulantes de cada voo realizado a cada dia, em cada rota do mundo.

Organizado pelo Flight Operations Training da Emirates em conjunto com a IATA, o Evidence based training — Competency Based Training Assessment Workshop (Treinamento baseado em evidências — Workshop de Avaliação de Treinamento Baseado em Competências) foi realizado no Emirates Aviation College em Dubai em 28 de outubro de 2022.

Especialistas em treinamento de companhias aéreas, incluindo Lufthansa, Singapore Airlines, Iceland Air, UAE Presidential Flight, Etihad, flydubai, Air Arabia e Indigo, e autoridades da aviação civil, como a General Civil Aviation Authority, UAE (GCAA) e a Irish Aviation Authority, participaram do workshop.

Os fabricantes de aeronaves Airbus e Boeing, e a Federação Internacional de Associações de Pilotos de Linha Aérea (IFALPA) e instituições de treinamento, como a Emirates Flight Training Academy (EFTA) e a CAE, também participaram do evento.

Em um dia inteiro de discussões e apresentações, os participantes do setor compartilharam as melhores práticas e os desafios sobre como desenvolver, implementar e realizar programas eficazes de treinamento e avaliação baseados em evidências e baseados em competências.

Os palestrantes da Emirates incluíram: Cap. Bader Al Marzooqi, vice-presidente de treinamento de voo da Emirates; Dr. Nicklas Dahlstrom, gerente de fatores humanos; Cap. David Swarbrick, gerente de treinamento da Boeing e Cap. Stephen Mercer, gerente de padrões de treinamento de voo.

Outros palestrantes incluíram: Cap. Yann Renier, chefe da divisão de treinamento e licença, segurança e operações de voo da IATA; Cap. Jason Alves, chefe de instrutores de voo da flydubai; Cap. Olivier Mazzoleni, chefe adjunto da Airbus Training Worldwide; Cap. Graham McNally, líder do programa CBTA da Boeing Global Services; Cap. Richard Lenz, chefe de treinamento de A380 da Lufthansa e Cap. Chris Ranganathan, diretor de treinamento da CAE.

O Cap. Bader Al Marzooqi, vice-presidente de treinamento de voo da Emirates, disse: “O fórum foi um ótimo exemplo de colaboração e parceria com os principais grupos do setor da aviação para aumentar a eficiência e eficácia dos programas de treinamento de pilotos. Compartilhamos informações importantes e as melhores práticas que levarão a soluções aplicáveis no mundo real, com impacto positivo na implementação de programas de treinamento baseado em evidências.”

“O fórum foi um encontro de grupos importantes e uma ótima plataforma para o setor se reunir e discutir sobre os desafios relacionados ao treinamento de pilotos. Agradecemos à IATA e a todos que compareceram e contribuíram para o fórum pelo apoio incondicional.”

Capt. Yann Renier, chefe da divisão de treinamento e licença, segurança e operações de voo da IATA, disse: “O departamento de treinamento de voo da Emirates organizou um workshop para elaborar uma abordagem de treinamento baseado em competências que inclui treinamento baseado em evidências com mais de 40 gerentes de treinamento que representam companhias aéreas, organizações de treinamento e fabricantes de aeronaves.”

“Este evento permitiu compartilhar as mais recentes novidades de treinamento e identificar os principais desafios que o setor enfrenta na implementação de treinamento baseado em competências e compartilhar tudo isso com os 80 profissionais que participaram do workshop virtualmente. Gostaria de agradecer aos participantes presenciais em Dubai e virtuais. O workshop marca o reinício das operações e estou convencido de que continuará no futuro.”

O Sr. Sham Suddin Bin Khalid, inspetor de operações de voo da GCAA, disse: “O workshop da Emirates foi um dia de reflexão e discussão sobre a melhor forma de treinar nossos pilotos seguindo o interesse geral de segurança da aviação.”

“Foi um esforço colaborativo e foi muito animador ver o compartilhamento de informações e dados entre os participantes, incluindo companhias aéreas, fabricantes e organizações de treinamento. Esperamos que essa conversa e cooperação continuem nos próximos anos, que ajudem a aprimorar as competências dos pilotos e melhorar o histórico de segurança do nosso setor.”

O workshop discutiu vários tópicos, incluindo como implementar e expandir programas bem-sucedidos de treinamento baseado em evidências e treinamento e avaliação baseados em competências.

Especificamente, foram abordados os desafios com a elaboração do conteúdo de tais programas, desenvolvimento e padronização de instrutores e gerenciamento e uso dos dados dos treinamentos.

O evento deve dar origem a outros deste tipo para continuar o compartilhamento das melhores práticas e o desenvolvimento de treinamento de pilotos em benefício de toda a indústria da aviação.

 

 

Via: Emirates

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.