Advertisement

Empresa instala sistema IRST em veterano jato A-4 Skyhawk

Empresa Top Aces do Canadá instalou sistema IRST em antigo jato A-4 Skyhawk.

A empresa canadense Top Aces instalou um sistema de Busca e Rastreamento por Infravermelho (IRST) em um de seus caças A-4 Skyhawk. A novidade foi anunciada pela companhia no X, antigo Twitter, no final de fevereiro.  

A foto publicada pela Top Aces mostra o sensor do IRST instalado no nariz da aeronave, em frente ao para-brisas, similar ao visto em outros aviões de caça como o Su-35 Flanker-E e JAS-39 Gripen E. Na publicação, a empresa diz ter integrado “com sucesso um recurso IRST em nossa plataforma A-4 Skyhawk por meio de nosso Advanced Aggressor Mission System (AAMS) de arquitetura aberta.”

Os A-4N foram comprados dos estoques da Força Aérea de Israel, ditos pela empresa como “uma plataforma comprovada e confiável para todos os perfis de missão.” Assim como outros aviões da firma canadense, são usados em atividades de instrução e treinamento. A Top Aces é uma das chamadas Red Air, empresas especializadas em fornecer serviços de treinamento de combate aéreo para forças armadas. 

Embora veteranos, os A-4 receberam atualizações como o AAMS, que permitem que o jato simule aviões de gerações mais recentes. Dentre as modernizações está a instalação de radares AESA, o mesmo tipo encontrado em caças de 4ª e 5ª geração.

Jatos A-4 Skyhawk são usados em atividades de treinamento de combate aéreo. Foto: Top Aces/Divulgação.
Jatos A-4 Skyhawk são usados em atividades de treinamento de combate aéreo. Foto: Top Aces/Divulgação.

Como explicado neste artigo especial, o IRST funciona como um radar térmico, usando a radiação infravermelha para detectar e rastrear alvos aéreos. Ao contrário de radares tradicionais, o IRST não emite sinais, impedindo que o inimigo saiba que está sendo rastreado.

Mesmo sendo uma tecnologia que surgiu inicialmente nos anos 1950, o IRST evoluiu e hoje é encontrado em diversos caças mais modernos. Com a instalação deste equipamento no A-4, a Top Aces pode fornecer treinamentos ainda mais complicados e desafiadores para os militares. 

Esta não é a primeira vez que uma aeronave antiga recebe sistemas bastante modernos. Em 2022 a TacAir instalou IRST em seus caças F-5T Tiger II. Até o momento a Top Aces não revelou qual o modelo do IRST instalado na aeronave, mas a cor do sensor sugere que possa ser o Leonardo Skyward, o mesmo encontrado no Gripen E. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: A-4 Skyhawk, Aggressor, IRST