A empresa canadense Top Aces instalou um sistema de Busca e Rastreamento por Infravermelho (IRST) em um de seus caças A-4 Skyhawk. A novidade foi anunciada pela companhia no X, antigo Twitter, no final de fevereiro.
A foto publicada pela Top Aces mostra o sensor do IRST instalado no nariz da aeronave, em frente ao para-brisas, similar ao visto em outros aviões de caça como o Su-35 Flanker-E e JAS-39 Gripen E. Na publicação, a empresa diz ter integrado “com sucesso um recurso IRST em nossa plataforma A-4 Skyhawk por meio de nosso Advanced Aggressor Mission System (AAMS) de arquitetura aberta.”
Top Aces has successfully integrated an Infra-Red Search and Track (IRST) capability onto our A-4 Skyhawk platform via our open architecture Advanced Aggressor Mission System (AAMS).#innovationinaviation #IRSTinnovation #A4skyhawkIRSTintegration #topaces pic.twitter.com/Uad1ky3ZWi
— Top Aces (@topaces) February 27, 2024
Os A-4N foram comprados dos estoques da Força Aérea de Israel, ditos pela empresa como “uma plataforma comprovada e confiável para todos os perfis de missão.” Assim como outros aviões da firma canadense, são usados em atividades de instrução e treinamento. A Top Aces é uma das chamadas Red Air, empresas especializadas em fornecer serviços de treinamento de combate aéreo para forças armadas.
Embora veteranos, os A-4 receberam atualizações como o AAMS, que permitem que o jato simule aviões de gerações mais recentes. Dentre as modernizações está a instalação de radares AESA, o mesmo tipo encontrado em caças de 4ª e 5ª geração.
Como explicado neste artigo especial, o IRST funciona como um radar térmico, usando a radiação infravermelha para detectar e rastrear alvos aéreos. Ao contrário de radares tradicionais, o IRST não emite sinais, impedindo que o inimigo saiba que está sendo rastreado.
Mesmo sendo uma tecnologia que surgiu inicialmente nos anos 1950, o IRST evoluiu e hoje é encontrado em diversos caças mais modernos. Com a instalação deste equipamento no A-4, a Top Aces pode fornecer treinamentos ainda mais complicados e desafiadores para os militares.
Esta não é a primeira vez que uma aeronave antiga recebe sistemas bastante modernos. Em 2022 a TacAir instalou IRST em seus caças F-5T Tiger II. Até o momento a Top Aces não revelou qual o modelo do IRST instalado na aeronave, mas a cor do sensor sugere que possa ser o Leonardo Skyward, o mesmo encontrado no Gripen E.
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