A330-MRTT Airbus
Foto: Airbus

O Ministério da Defesa espanhol assinou uma ordem para a aquisição de três aeronaves Airbus A330 Multi-Role Tanker Transport (MRTT).

Segundo o acordo, a entrega da primeira aeronave na configuração de transporte está prevista para os próximos dias, seguida de sua conversão para MRTT em 2024. A entrega da primeira aeronave totalmente convertida está prevista para 2023, a terceira e última unidade, ficará para 2025.

O contrato abrange suporte associado, como peças de reposição, equipamentos de apoio terrestre, treinamento e suporte em serviço até o final do contrato.

A aeronave, adquirida da Iberia, será convertida em em reabastecedor na sede espanhola da Airbus em Getafe, Espanha. O A330 será equipado com um sistema de reabastecimento de mangueira & drogue de última geração e um kit específico de evacuação médica (MEDEVAC). A frota A330 MRTT será operada pela Ala 45 da Força Aérea Espanhola, com sede na Base Aérea de Torrejón (Madrid).

O A330 MRTT conta com a capacidade de transportar até  111 toneladas / 245.000 lb de combustível, permitindo ao avião tanque se destaque em missões de reabastecimento ar-ar sem a necessidade de tanques de combustível adicionais.

Graças à sua fuselagem de corpo largo, o A330 MRTT também pode ser usado como uma aeronave de transporte dedicada capaz de transportar até 300 tropas, ou uma carga de até 45 toneladas/99.000 libras. Também pode ser facilmente convertido para acomodar estações de luz e cuidados intensivos para evacuação médica (MEDEVAC).

Com mais de 250.000 horas de voo alcançadas, o A330 MRTT contabiliza 51 entregas para 13 clientes

Via Airbus

DEIXE UMA RESPOSTA