• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Esquadrilha da Fumaça fará sequência de demonstrações em SP, RS e SC na próxima semana

Esquadrilha da Fumaça EDA FAB Porto Alegre A-29
Foto: Gabriel Centeno - Aeroflap.

A Esquadrilha da Fumaça, nome popular do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), realizará uma série de apresentações nas regiões sul e sudeste do Brasil a partir da próxima semana. Serão seis demonstrações em São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre os dias 08 e 15 de outubro, em aniversários de municípios e portões abertos.

Conforme a agenda disponibilizada no site do EDA, as apresentações começam neste domingo (08) em Itápolis, interior de SP, com um show no aeródromo da cidades às 16h00. Na mesma semana a Esquadrilha se desloca para o Rio Grande do Sul, onde tem, até o momento, três demonstrações confirmadas e uma prevista. 

Na quarta-feira (11) a equipe se apresenta com seus sete A-29 Super Tucano em Bento Gonçalves para celebrar o aniversário do município. A apresentação ocorre às 16h00 na Fundaparque.

Leia mais: Entenda por que a Esquadrilha da Fumaça raramente usa fumaça colorida em suas apresentações

Esquadrilha da Fumaça EDA Embraer

Aeronaves A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça. Foto: Sargento Batista/FAB.

No dia seguinte (12) o time acrobático se apresenta na EXPOAER, tradicional evento de portões abertos da Base Aérea de Canoas. A equipe deve pousar na base às 11h00 e a apresentação será às 15h30. A última vez que a Esquadrilha esteve em Canoas foi em 2017, mas apresentação foi cancelada em cima da hora por conta de um temporal. 

Para a sexta-feira (13) está prevista uma apresentação em Ijuí, no noroeste do Estado. Conforme o Capitão Bezerra da Esquadrilha da Fumaça, a demonstração ainda não está acertada. Os últimos detalhes estão sendo discutidos com o precursor, um piloto da própria equipe que se desloca até o local para avaliar a viabilidade da apresentação. 

No sábado (14) ocorrem os portões abertos da Base Aérea de Santa Maria, com presença confirmada da Esquadrilha. A demonstração na BASM está prevista para 16h30. Finalmente, no domingo (15) o compromisso é no estado vizinho: a Base Aérea de Florianópolis (SC) recebe uma apresentação do EDA às 15h30, concluindo a sequência de demonstrações no sul. 

Sobre a Esquadrilha

Sediado na Academia da Força Aérea (AFA), o EDA emprega desde 2015 os turboélices Embraer A-29 Super Tucano. A equipe tem por missão “realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira.” Em 2023 a equipe também está empenhada em divulgar o sesquicentenário do Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont. 

Ao longo de seus 70 anos de história, completos em maio de 2022, a equipe operou os aviões North American T-6 Texan, Fouga T-24 (CM-170) Magister, Neiva T-25 Universal e Embraer T-27 Tucano.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.