• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Esquadrilha da Fumaça tem demonstrações marcadas no RS, SC e SP; confira datas

Turboélices A-29 da Esquadrilha da Fumaça usando fumaça colorida Final Copa do Brasil São Paulo Flamengo
Turboélices A-29 da Esquadrilha da Fumaça usando fumaça colorida. Foto: Gabriel Benevides - Aeroflap.

A Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB) já tem seis demonstrações confirmadas para o mês de abril. Oficialmente chamado de Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) , o grupo seguirá para um circuito de apresentações em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A equipe acrobática iniciou os eventos públicos de 2023 com três demonstrações no Paraná, nas cidades de Telêmaco Borba, Paranaguá e Pinhais.

No próximo mês o EDA começa um circuito de apresentações nas regiões sul e sudeste, com seis eventos já confirmados, começando pelo estado de São Paulo. No dia 08/04 a equipe de apresenta em Mogi Guaçu, marcando a primeira demonstração de 2023 em SP. Na semana seguinte, no dia 15/04, o EDA se apresenta em Itapetininga.

Leia mais: Entenda por que a Esquadrilha da Fumaça raramente usa fumaça colorida em suas apresentações

Em 23/04 a Esquadrilha se apresenta Urubici, Santa Catarina, seguindo para o Rio Grande do Sul para três demonstrações consecutivas no estado: 28/04 na praia de Torres, 29/04 em Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre, e 30/04 em Três de Maio, no interior do RS. Enquanto estiver no Rio Grande do Sul, a equipe deve operar a partir da Base Aérea de Canoas (BACO). 

Também cabe destacar que as datas podem ser alteradas, bem como horários que ainda serão divulgados pelo EDA e os organizadores dos eventos. Até o momento apenas a demonstração no litoral gaúcho teve horário e local confirmado para às 15h30, no Parque de Balonismo em Torres.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Festival de Balonismo Torres (@festivalbalonismotorres)

Demonstrações não confirmadas

Além dos eventos já confirmados, a Esquadrilha da Fumaça poderá se apresentar em outras cinco cidades: Blumenau, (SC), Serrana (SP), Arthur Nogueira (SP), Luiz Antônio (SP) e Vinhedo (SP). Três destes municípios ainda devem receber as missões precursoras, onde os militares da equipe se deslocam para as localidades e avaliam a viabilidade para as possíveis demonstrações aéreas. Dessa forma, duas localidades aguardam detalhes finais para a confirmação dos eventos. 

Mais detalhes dessas e outras apresentações serão divulgados pelo próprio EDA futuramente em sua Agenda de Demonstrações

Cidades de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul devem receber os A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça em abril. Foto: Gabriel Centeno - Aeroflap.

Cidades de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul devem receber os A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça em abril. Foto: Gabriel Centeno – Aeroflap.

As apresentações no Paraná foram as de número 3991, 92 e 93. Com este circuito, o time deve completar 4000 demonstrações, desde sua formação em 1952. Sediado na Academia da Força Aérea (AFA), o EDA emprega desde 2015 os turboélices Embraer A-29 Super Tucano. A equipe tem por missão “Realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira.”

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.