Advertisement

EUA e Holanda enviam caças F-35 e helicópteros para o Leste Europeu após ataques na Ucrânia

F-35 A USAF Front

Os Estados Unidos desdobraram caças stealth F-35 na Romênia, Lituânia e Estônia após os ataques da Rússia contra a Ucrânia na noite desta quinta-feira (24). A Holanda também enviou aeronaves F-16 e F-35 para a região do leste europeu. 

Os caças furtivos da USAF (Força Aérea dos EUA) foram deslocados da base aérea de Spangdahlem, na Alemanha, onde haviam chegado no dia 16 de fevereiro. Os F-35 foram desdobrados nas bases aéreas de Amari (Estônia), Siauliai (Lituânia) e Fetesti (Romênia), reforçando a presença da OTAN na região em meio à crise que chegou ao seu ápice hoje, após a declaração de guerra do presidente russo Vladimir Putin.

Além dos seis F-35 dos EUA, dois F-35A da Força Aérea Real Holandesa partiram para o Leste Europeu, anunciou o Ministério da Defesa holandês na manhã de hoje, segundo o portal NL Times. Em comunicado, o órgão diz que os F-35 já haviam decolado da base aérea de Leeuwarden, mas não revelou para onde exatamente as aeronaves iriam.

A Holanda também teria enviado caças F-16 para a região, o que não foi confirmado por enquanto. O desdobramento holandês deveria acontecer entre março e abril, mas foi antecipado devido os ataques desta noite.

Segundo o Comando Aéreo da OTAN, caças F-16 dos EUA e Typhoon da Força Aérea Italiana estão patrulhando os espaços aéreos da Polônia e Romênia para “assegurar a segurança do território Aliado”. Uma força-tarefa de 800 militares dos EUA saiu da Itália com destino ao Báltico. Washington também deslocou cerca de 32 helicópteros de ataque AH-64 Apache e de transporte UH-60 Black Hawk para a Polônia e Báltico. 

Dois bombardeiros B-52 sobrevoaram a Europa, mas já retornaram às suas bases. O drone RQ-4 Global Hawk FORTE12 monitorou a movimentação de embarcações russas no Mar Negro. 

Após as primeiras horas de combate, as Forças de Defesa da Ucrânia contabilizaram a derrubada de pelo menos cinco aeronaves e um helicóptero. Um caça Su-27 da Força Aérea Ucraniana entrou no espaço aéreo romeno, sendo forçado a pousar por caças F-16. Por outro lado, o Ministério da Defesa da Rússia diz que apenas um jato de ataque Sukhoi Su-25 Frogfoot caiu por “erro de pilotagem”. 

“Ataques militares russos desativaram 74 instalações de infraestrutura militar terrestre ucraniana. Incluindo 11 aeródromos da força aérea, 3 postos de comando, uma base das forças navais da Ucrânia, bem como 18 estações de radar dos sistemas de defesa antimísseis antiaéreos S-300 e Buk-M1. Um helicóptero de combate e quatro veículos aéreos não tripulados de ataque Bayraktar TB-2 foram abatidos”, afirma o Ministério. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: EUA, F-35, Guerra, OTAN, Rússia, Ucrânia, usaexport