Advertisement

Europa implementará proibição total de sobrevoos para aviões civis da Rússia

Aeroflot Rússia

A União Europeia anunciará em breve a proibição total de aviões civis da Rússia sobrevoando o espaço aéreo dos 27 Estados-membros. A informação foi compartilhada pelo Gerente da emissora de TV alemã ADR Matthias Deiss, a partir de fontes do setor.

Neste sábado (26) a Alemanha se juntou à Polônia, República Tcheca e Reino Unido na proibição do sobrevoo de aeronaves russas civis. Os países bálticos e a Romênia anunciaram logo depois uma medida semelhante, além de outros países europeus.

O Ministério dos Transportes da Alemanha anunciou a medida em um tweet. “O ministro federal Volker Wissing apoia o bloqueio do espaço aéreo alemão para aeronaves russas e ordenou que tudo esteja preparado para isso”, disse o ministério em seu post.

Kaliningrad, um território russo localizado junto com os países bálticos, agora só tem uma rota possível de voo para o local.

Muitas companhias aéreas, inclusive russas, já anunciaram aos clientes que estão cancelando os seus voos para Moscou, São Petersburgo e várias cidades russas. Voos para a Ásia também já foram cancelados por companhias aéreas da Europa, pela impossibilidade da rota ser cumprida.

A invasão da Rússia tem “potencial significativo para atrapalhar a frágil recuperação das companhias aéreas na Europa”, disse Rob Morris, consultor-chefe da Ascend by Cirium, com sede no Reino Unido.

Desde a última quinta-feira (24) a Ucrânia e Moldávia bloquearam todo o seu espaço aéreo. A Rússia bloqueou uma grande área na fronteira com a Ucrânia, e a Bielorrúsia bloqueou o espaço aéreo no sul do país.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.