• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Exercício de combate aéreo na Inglaterra vai reunir 70 aviões

Treinamento da Força Aérea Real vai reunir 70 aviões de combate na Inglaterra. Foto: RAF Waddington.
Treinamento da Força Aérea Real vai reunir 70 aviões de combate no Reino Unido. Foto: RAF Waddington.

Começa na próxima quinta-feira (02) a primeira iteração de 2023 do exercício Cobra Warrior, na Inglaterra. Serão 70 aeronaves militares dos Estados Unidos, Arábia Saudita, Finlândia, Bélgica e Índia, operando em diversas bases no país, neste que é considerado o maior treinamento de combate aéreo realizado pelos ingleses. 

As primeiras aeronaves da Força Aérea Real da Arábia Saudita chegaram ontem às bases de Coningsby e Waddington. A RSAF vai participar com seis caças Eurofighter Typhoon e um avião-tanque A330 MRTT, ambos modelos já operados pela Força Aérea Real Britânica (RAF). Esta é a primeira vez que os sauditas participam do Cobra Warrior. 

Índia e Finlândia também estão estreando no exercício da RAF. A Força Aérea Indiana levará cinco caças Mirage 2000, dois cargueiros C-17 Globemaster III e um avião-tanque Il-78 Midas.

O contingente finlandês vai participar com seis F/A-18C/D Hornet. Segundo a RAF, a participação finlandesa faz parte de uma atividade de treinamento mais ampla em apoio à Força Expedicionária Conjunta liderada pelo Reino Unido, conhecida como JEF Warrior. 

F-35 F/A-18 EUA Finlândia stealth

F-35A Lightning II da USAF voa em ala com um F/A-18C Hornet da Finlândia. Foto: Ministério da Defesa Finlandês.

“É maravilhoso mais uma vez dar as boas-vindas aos nossos companheiros da RAF e colegas internacionais à RAF Waddington para participar do exercício aéreo de classe mundial, que é o Cobra Warrior”, disse o comandante da base de Waddington, Group Captain Lorriman-Hughes. “Este evento bianual oferece uma oportunidade inestimável para aliados internacionais treinarem juntos no desenvolvimento de táticas operacionais no ar.”

O treinamento ainda contará com caças F-16 do Componente Aéreo Belga e aeronaves da Força Aérea dos EUA com sede na base de RAF Lakenheath. Além de sediar os treinamentos, a RAF participa com seus caças Typhoon, reabastecedores A330 MRTT Voyager, helicópteros e a Força de Mobilidade Aérea.

Força Aérea Indiana vai participar com caças Mirage 2000, cargueiros C-17 e um avião-tanque Il-78. Foto: Ministério da Defesa da Índia.

Força Aérea Indiana vai participar com caças Mirage 2000, cargueiros C-17 e um avião-tanque Il-78. Foto: Ministério da Defesa da Índia.

Realizado duas vezes ao ano, o exercício Cobra Warrior é projetado para treinar os participantes em operações táticas de combate aéreo de alta intensidade e grande força. O evento acontecerá de 2 a 24 de março, contará com a participação de 70 aeronaves e está sendo conduzido por militares da RAF Waddington.

Com informações da Royal Air Force

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.